Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Avançou! Governo de SP anuncia grande Banco Mundial que deverá assessorar metrôs

O Governo Estadual de São Paulo está progredindo rapidamente com a intenção de transferir para o setor privado a operação das linhas do Metrô de São Paulo.

Para facilitar esse processo, a Secretaria de Parcerias em Investimentos optou por contratar serviços técnicos especializados de apoio e consultoria para uma nova fase de concessões no segmento metroviário.

Conforme anunciado no Diário Oficial do Estado em 28 de agosto de 2023, a Secretaria deu autorização para a contratação da IFC – Corporação Financeira Internacional. Essa contratação visa a prestação de serviços técnicos especializados de suporte e consultoria para a estruturação técnico-financeira da concessão das linhas do sistema de transporte metroviário.

Governo de SP Avança na Concessão de Linhas Metroviárias para o Setor Privado

De acordo com a publicação, a IFC será responsável por avaliar as estratégias de envolvimento do setor privado, visando expandir a capacidade de investimento e aprimorar a governança da Companhia do Metrô de São Paulo.

A IFC é a principal instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado em mercados emergentes e participou da formulação do primeiro projeto de concessão para operar as linhas do sistema ferroviário metropolitano, que foi concedido ao setor privado.

A organização auxiliou o governo do estado de São Paulo na estruturação, promoção e processo de licitação para a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, cujo contrato foi firmado em julho de 2021 com um consórcio formado pela CCR SA e RuasInvest.

Esse projeto foi apoiado financeiramente pela PSPInfra, uma colaboração criada em 2007 entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a International Finance Corporation (IFC).

A IFC descreve essa colaboração como um meio de “melhorar os serviços públicos no Brasil através do desenvolvimento de infraestrutura com a participação do setor privado”.

Segundo relatórios do Diário do Transporte, em abril deste ano, a Secretaria autorizou a IFC a prestar serviços técnicos especializados no projeto da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), utilizando uma isenção de processo licitatório.

O governador Tarcísio de Freitas afirmou publicamente que planeja conceder as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, assim como o monotrilho da Linha 15-Prata, ao setor privado. Isso resultaria na mudança do foco da companhia, que deixaria a operação para assumir a responsabilidade de estruturação do sistema e desenvolvimento de projetos de expansão.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: mario_luengo/Freepik