Amazon determina fim do trabalho remoto para funcionários
A Amazon, gigante do comércio eletrônico, decidiu que seus milhares de funcionários voltarão a trabalhar de forma presencial cinco dias por semana. O anúncio foi feito na segunda-feira (16), pelo CEO da empresa, Andy Jassy, através de um memorando interno. A nova política entrará em vigor a partir de 2 de janeiro de 2024.
Assim como muitas outras empresas de tecnologia, a Amazon permitiu que seus funcionários trabalhassem remotamente durante a pandemia de covid-19. No entanto, a companhia enfrentou desafios para que eles voltassem à rotina presencial. Em fevereiro de 2023, a Amazon determinou que os funcionários trabalhassem nas instalações da empresa pelo menos três dias por semana.
Por que a Amazon decidiu pelo trabalho presencial?
Andy Jassy destacou as “vantagens significativas” do trabalho presencial na Amazon. Ele mencionou que essa modalidade facilita o aprendizado, a prática e o fortalecimento da cultura da empresa. Colaborar, trazer ideias e criar é mais simples e eficaz no ambiente de trabalho, segundo Jassy. Aprender uns com os outros e a maior conexão entre as equipes também foram apontadas como benefícios.
Após uma onda de demissões, a Amazon tinha em 2023 entre 300 mil e 350 mil funcionários corporativos em todo o mundo. Esse número se soma às equipes que trabalham nos armazéns e na distribuição, que representam uma parcela bem maior da força de trabalho total da empresa, de cerca de 1,5 milhão de pessoas.