Outono chegando! Saiba o que esperar do clima em São Paulo
Os últimos dias em São Paulo foram marcados por temperaturas elevadas, surpreendendo os moradores com uma onda de calor intensa. Contudo, segundo especialistas no assunto, este cenário está prestes a mudar com a esperada chegada do outono no dia 20 de março, uma reviravolta climática que promete amenizar o clima na região.
De acordo com Ana Ávila, meteorologista da Universidade de Campinas (Unicamp), o calor excessivo que São Paulo viveu na última semana deve dar espaço a uma frente fria, trazendo consigo chuvas em forma de pancadas. “Estamos saindo de um período de alta temperatura para receber, finalmente, um alívio com a aproximação de uma intensa frente fria,” explicou Ávila.
A razão para as altas temperaturas, como esclarece Ávila, é multifatorial, envolvendo desde o processo de urbanização até o fenômeno El Niño e o aquecimento global. “Os dados das estações meteorológicas nas cidades comprovam um aumento nas temperaturas médias globais, resultando neste calor atípico,” completa a meteorologista.
São Paulo ainda deve ter calor no outono
Francisco de Assis, consultor climático e meteorologista independente, adverte que, mesmo com a queda na temperatura, o calor noturno poderá se manter acima dos 20ºC. “Apesar da queda, São Paulo ainda enfrentará temperaturas acima do usual para o outono, oscilando na faixa dos 30ºC,” ressaltou.
Helena Balbino, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), define a onda de calor como um período de temperaturas elevadas que persiste por vários dias consecutivos. “Quando enfrentamos muitos dias seguidos de calor, o sinal de alerta é ativado,” comentou Balbino.
Este mês, São Paulo registrou o dia mais quente do ano, alcançando a maior temperatura para março em 81 anos de monitoramento pelo Inmet. Uma massa de ar quente e seco, vinda do Centro-Oeste em direção ao Sudeste, foi a responsável por este pico de temperatura. Nos próximos dias, a tendência é que as temperaturas comecem a cair gradualmente, especialmente a partir do dia 22 de março, alinhando-se com a previsão do Inmet.