IPTU 2024 mais caro em SP; veja calendário
A administração municipal de São Paulo divulgou, na última quarta-feira (3/1), o edital que apresenta o cronograma de entrega das notificações de lançamento do IPTU 2024, revelando um aumento médio de 4,3% em comparação com o imposto sobre propriedades cobrado no ano anterior.
A data limite para o pagamento à vista ou da primeira parcela do imposto é em fevereiro. Aqueles que optarem pelo pagamento integral do IPTU receberão um desconto de 3% sobre o tributo. Alternativamente, há a escolha de parcelar em até dez vezes, sem desconto. A consulta on-line aos valores do imposto para 2024 ainda não está disponível. Saiba mais!
Calendário e procedimentos do IPTU 2024 em São Paulo
Para os contribuintes não isentos, as notificações serão enviadas entre 18/1 e 15/2. Já para os isentos de IPTU, o envio das notificações ocorrerá a partir de 26/2. A remessa das notificações para as administradoras de imóveis começará em 2/2, conforme informado pela Prefeitura.
O vencimento será na data escolhida pelos contribuintes que fizeram a opção de atualização cadastral no site da Prefeitura. Para quem não definiu a data previamente, o vencimento será em 9 ou 14 de fevereiro. Contribuintes que optaram pela notificação por administradoras de imóveis terão o vencimento em 20 de fevereiro.
O pagamento, à vista ou em parcelas, pode ser efetuado por meio da segunda via do boleto, disponível a partir de 15 de janeiro no site da prefeitura.
Os vencimentos em dias sem expediente bancário serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, sem acréscimo. A falta de pagamento de qualquer parcela do IPTU pode resultar na inscrição no cadastro de devedores do município (Cadin).
Em 2024, não haverá envio mensal de boletos para os contribuintes que não optarem pelo pagamento à vista. Eles receberão inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem escolher o parcelamento receberá posteriormente todos os boletos em um único formulário para o pagamento das parcelas seguintes.
Além das formas tradicionais de pagamento, como boleto, os moradores de São Paulo terão a opção de utilizar o sistema Pix para quitar o tributo.
Imagem: Reprodução/Unsplash