Dia da Consciência Negra: o que fecha e o que abre em SP?
Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra será celebrado como feriado em todo o estado de São Paulo na próxima segunda-feira, 20, graças à recente lei estadual sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas em setembro deste ano.
Embora na capital paulista a data já fosse comemorada desde 2007, conforme estabelecido pela lei municipal 14.485 daquele ano, a nova legislação amplia a abrangência do feriado para todo o território estadual.
Isso impactará o horário de funcionamento de alguns serviços ao longo do fim de semana prolongado, sendo que em outros cinco estados e aproximadamente 1.260 municípios, a data também é reconhecida como feriado.
Impactos do Feriado da Consciência Negra em São Paulo: Mudanças nos Serviços e Programação Cultural
As agências bancárias não realizarão atendimento presencial na segunda-feira, conforme orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Assim, os clientes são aconselhados a utilizar os canais digitais e remotos para transações financeiras.
O mesmo ocorre com as agências dos Correios, que estarão fechadas durante o feriado da Consciência Negra. Além disso, diversas agências de atendimento presencial, como as da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Poupatempo e Descomplica SP, estarão fechadas no dia 20 de novembro.
O rodízio municipal de veículos estará suspenso na segunda-feira, devido à redução de circulação de veículos pela capital paulista. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizará a Operação Estrada durante o feriado prolongado, com a previsão de dois milhões de veículos utilizando as rodovias em direção ao litoral e interior paulista.
Na área da saúde, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas funcionarão normalmente na segunda-feira, incluindo serviços de vacinação contra a covid-19 e multivacinação. Hospitais municipais, hospitais dia, prontos-socorros municipais, unidades de pronto atendimento e outros serviços de saúde também estarão em operação.
Quem pretende doar sangue deve entrar em contato com a Fundação Pró-Sangue para verificar o agendamento ao longo do fim de semana prolongado.
Parques urbanos terão horários específicos de funcionamento, e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado organizou uma programação cultural para celebrar a trajetória da comunidade negra nas artes brasileiras durante o feriado. O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo terá o 2º Ocupa MAB, Festival de Música e Gastronomia Africana e Afro-brasileira, com diversas atrações gratuitas.
Imagem: pikisuperstar/Freepik