Guarulhos bate Suzano e se sagra campeão do Paulista de vôlei masculino
A cidade de Guarulhos está em festa! A equipe masculina de vôlei do município conquistou seu primeiro título estadual, o Campeonato Paulista de 2023, sob o comando do treinador Nery Tambeiro.
O Guarulhos, de uniforme amarelo e preto, sagrou-se campeão ao derrotar o Suzano no tie-break por 3 sets a 2. A partida terminou com parciais de 33/35, 22/25, 25/23, 25/16 e 15/12 e ocorreu nesta última segunda-feira (23), encerrando a finalíssima do torneio estadual.
Esse título representa um marco importante na história do time que foi iniciado em 2019. Antes dessa conquista, a melhor colocação do time foi o vice-campeonato em 2021. Por outro lado, o Suzano, que já teve dez títulos e retornou à final depois de 15 anos, ficou pela quarta vez com o vice-campeonato. A equipe também tem um projeto recente que foi retomado em 2021 após 13 anos licenciado.
Como foi a decisão do Campeonato Paulista de vôlei masculino?
Na primeira parte do jogo, Suzano começou bem, dominando e abrindo uma vantagem inicial de 6 a 1. Mas Guarulhos não se deu por vencido e, com o apoio da torcida, conseguiu empatar o jogo em 23 a 23. Suzano retomou a vantagem após um ace de Judson e fechou o set em 35 a 33. No segundo set, a alternância de liderança se manteve, com Suzano levando a melhor e terminando em 25 a 22.
No começo do terceiro set, a postura determinada do Guarulhos rendeu uma vantagem inicial de 6 a 3. Mesmo com uma recuperação do Suzano, que conseguiu virar para 13 a 12, Guarulhos se manteve firme e reverteu a situação. Acreditando na virada e com a torcida em êxtase, conquistou o set por 25 a 23. O quarto set foi marcado pelo bloqueio, com Guarulhos forçando o tie-break ao fechar em 25 a 16.
Guarulhos encerra a série no tie-break
No tie-break, Suzano chegou a abrir uma vantagem de 6 a 3, no entanto, o ponto do empate conquistado através do desafio, após uma invasão do Sabino, foi determinante para que o time de Guarulhos buscasse a virada. Terminando com um bloqueio de Willian que garantiu o 15 a 12 final, o time de Guarulhos sagrou-se campeão com uma virada por 3 sets a 2.
Esse título representa um importante passo na história do vôlei paulista, ao mesmo tempo em que prova a ascensão de novos times. Assim, a história continua sendo escrita pelos atletas dentro das quadras.
Para mais matérias e novidades, confira nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik