Home-office, híbrido ou presencial? Saiba é o modelo de trabalho favorito dos brasileiros
Um levantamento revelou que 69% dos profissionais brasileiros expressam satisfação com o modelo de trabalho híbrido. Nesse cenário, os trabalhadores brasileiros, em média, passam 2,1 dias por semana trabalhando fora das instalações da empresa.
Atualmente, 54% dos entrevistados no Brasil estão adotando esse formato, enquanto 41% seguem um modelo completamente presencial.
Esses dados foram coletados na pesquisa intitulada “A Experiência da Vida no Trabalho,” realizada pela Sodexo On-site Brasil, uma divisão do Grupo Sodexo, que consultou um total de 5.595 trabalhadores nos EUA, França, Reino Unido, Brasil, Índia e China, incluindo 848 entrevistados brasileiros.
Modelo de Trabalho: satisfação dos profissionais prasileiros no modelo híbrido
O estudo também revela que quase 30% dos funcionários que estão no modelo de trabalho 100% presencial optam por ir ao escritório, mesmo quando possuem flexibilidade para trabalhar remotamente.
Danielle Totti, vice-presidente de estratégia, marketing, comercial e performance da Sodexo On-site Brasil, destaca que, apesar dessa inclinação para o trabalho presencial, as pessoas esperam melhorias em termos de bem-estar nesse ambiente, e as empresas precisam atender a essas expectativas se desejam atrair seus colaboradores.
Assim, de acordo com Totti, os trabalhadores estão dispostos a passar mais tempo no local de trabalho, desde que as empresas proporcionem conforto, alimentação, infraestrutura, arquitetura e design de qualidade. Dessa maneira, ela ressalta que o ambiente de trabalho deve ser um local que promova o trabalho colaborativo e focado para manter os funcionários engajados.
Segundo a pesquisa, que corrobora com a fala de Totti, 31% dos trabalhadores brasileiros afirmam que estariam mais dispostos a ir ao escritório se houvesse um ambiente mais confortável.
Além disso, a pesquisa identificou os motivos que levam as pessoas a optarem pelo modelo presencial ou remoto, incluindo a necessidade de reuniões presenciais, colaboração em projetos, socialização e acesso a serviços e equipamentos de TI no escritório.
Do outro lado, motivos para o modelo de trabalho remoto incluem economia de tempo no deslocamento, facilidade na vida pessoal, maior concentração e a ausência de reuniões presenciais.
Como retornar ao modelo de trabalho presencial?
Nesse sentido, para atrair os profissionais de volta ao escritório, as empresas devem criar recursos físicos e experiências virtualmente conectadas, que permitam que as pessoas equilibrem sua vida profissional e pessoal de forma dinâmica.
Portanto, soluções que atendam às necessidades dos negócios, ao mesmo tempo em que melhorem a conexão, produtividade e experiência dos funcionários no ambiente de trabalho, tornam-se um diferencial para atrair as pessoas para o trabalho presencial. Nesse cenário, o modelo de trabalho híbrido se mostra o mais eficiente.
Para mais matérias e novidades, confira nosso site!
Imagem: gpointstudio/Freepik