Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Prefeitura de São Paulo busca manter corridas gratuitas em circuito popular até 2027

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo está em busca de organizações da sociedade civil para a realização das próximas cinco temporadas do Circuito Popular de corrida de rua. O edital foi divulgado em 11 de outubro e permitirá que entidades sem fins lucrativos proponham a organização das edições de 2023, 2024, 2025, 2026 e 2027.

A organização que receber a maior pontuação de uma comissão de seleção será a escolhida para conduzir o Circuito Popular, que começará após o processo de contratação, não antes da segunda quinzena de novembro. A inscrição será gratuita, mas os participantes precisarão doar 1 kg de alimento não perecível para se habilitarem. Confira!

Circuito Popular de corrida de rua em São Paulo: edital para cinco temporadas

Esse novo edital oferece mais liberdade criativa às organizações da sociedade civil, destacando que a edição de 2023 consistirá em, pelo menos, oito etapas de corridas de rua, realizadas em oito subprefeituras diferentes. As corridas acontecerão aos domingos e feriados, com largada às 7h e distâncias de 5 km, 7 km e/ou 10 km, com 1.300 participantes em cada etapa.

O edital também permite propostas que incluam mais corridas ou até mesmo uma meia maratona ou maratona. A inscrição do participante será feita mediante a entrega de 1 kg de alimento e a organização da sociedade civil deverá especificar as entidades assistenciais que receberão as doações de alimentos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), o valor máximo de referência para a proposta de execução do Circuito Popular no final de 2023 e início de 2024 é de R$ 2,18 milhões, com cerca de 10% desse valor destinado à divulgação.

Espera-se a participação de 10.400 pessoas por temporada, o que resulta em um custo por participante de R$ 209,61, um pouco menor do que na temporada anterior. A primeira temporada sob o novo contrato está programada para terminar em março de 2024, um mês antes do início da segunda temporada. As edições subsequentes (2025, 2026 e 2027) do programa devem ocorrer ao longo do ano.

O kit do evento incluirá camiseta e os atletas inscritos receberão medalhas ao final do percurso. Vale lembrar que, na temporada anterior, houve reclamações sobre a qualidade dos itens, como o cordão das medalhas que se rompia facilmente. As oito etapas da temporada 2023/2024 estão distribuídas em diversas subprefeituras de São Paulo.

Imagem: Reprodução/Freepik