Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

São Paulo registra quase 90% da chuva prevista para outubro em apenas 5 dias

Com apenas três episódios de precipitação, ocorridos ao longo de cinco dias, incluindo dois de intensidade considerável, São Paulo já acumulou aproximadamente 88% da média de chuva esperada para o mês de outubro.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia, no período compreendido entre as 9 horas da manhã do dia 1º até as 9 horas do dia 5 de outubro de 2023, a estação meteorológica do Mirante de Santana, localizada na zona norte da capital paulista, registrou um total de 111,6 mm de precipitação.

São Paulo acumula quase 90% da média mensal de chuva em apenas 5 dias

No domingo, 1º de outubro, a cidade testemunhou uma acumulação de 58 mm de chuva, enquanto outros 40,2 mm foram contabilizados nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, 5 de outubro.

Vale ressaltar que a média histórica de chuva para o mês de outubro em São Paulo é de 127 mm, considerando um período de 30 anos, de 1991 a 2020, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

A chuva intensa de quinta-feira resultou da combinação da passagem de uma frente fria com a presença de ar quente e úmido já acumulado sobre o estado de São Paulo.

Nesse período, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura registrou um total de 21 pontos de alagamento na cidade de São Paulo até as 17 horas, porém, todos já estavam inativos. Esse número de alagamentos foi equivalente ao observado no domingo anterior, quando a região metropolitana de São Paulo enfrentou o primeiro temporal do mês.

As estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas registraram os maiores acumulados de chuva na capital paulista entre as 17h do dia 5 e as 17h do dia 6, com valores oscilando entre 30 mm e quase 35 mm. Confira os dados levantados:

  • São Miguel Paulista: 34,8 mm;
  • Vila Maria: 34,0 mm;
  • Penha/Rincão: 33,8 mm;
  • Itaim Paulista: 33,2 mm;
  • Parelheiros/Barragem: 32,0 mm;
  • Santana/Tucuruvi: 31,4 mm;
  • Campo Limpo: 30,4 mm;
  • Capela do Socorro: 30,2 mm.

Para mais matérias e novidades, confira nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik