Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Grupo Heineken lança programa para acelerar carreira de mulheres

O Grupo Heineken, comprometido em alcançar a meta de ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026, está celebrando a inauguração do Programa Elas que Brilham. Esse programa visa acelerar a progressão de carreira das mulheres para que elas possam se tornar líderes na área de produção em apenas 12 meses.

Como parte de sua estreia, a cervejaria adotou uma abordagem de desenvolvimento interno e realizou um processo seletivo inclusivo que atraiu candidatas de várias cidades e campos de atuação. No total, 11 mulheres foram selecionadas para ter suas carreiras impulsionadas a partir deste mês.

Programa Elas que Brilham: Acelerando Líderes Femininas na Produção do Grupo Heineken

A primeira edição do Programa Elas que Brilham foi concebida e implementada inteiramente pela equipe de recursos humanos da cervejaria.

Andrea Bianchi, diretora de recursos humanos do Grupo Heineken, explica: “Não encontramos no mercado um programa como o Elas que Brilham. Queríamos algo perfeitamente alinhado com nossos valores, cultura e momento como empresa, além de uma jornada que destacasse genuinamente o potencial das candidatas. E assim fizemos.”

Para isso, a cervejaria investiu em experiências de desenvolvimento desde o início do processo, incluindo a criação de um estudo de caso em grupo com mentores internos e atividades voltadas para o autoconhecimento.

Andrea acrescenta: “Nós, mulheres, ainda carregamos algumas crenças que precisam ser reavaliadas. E foi isso que buscamos durante toda a jornada de seleção. Utilizamos ferramentas e atividades que as fizeram perceber que compartilham das mesmas inseguranças, sonhos e potencial de crescimento. Acredito que o próprio processo seletivo foi transformador para todas que participaram.”

Uma das selecionadas no programa, Ana Karolinne Ferreira Nascimento, que trabalha na unidade de Pacatuba (CE), comenta: “O Elas que Brilham me mostrou que não é preciso me limitar. Estamos fazendo história e sendo inspiração para outras mulheres na produção de nossas cervejarias, e isso me motiva a alcançar o topo e ajudar outras a conquistarem isso também.”

Para comemorar a conquista das 11 mulheres selecionadas no programa, o Grupo Heineken preparou uma surpresa.

Elas foram surpreendidas com um dia no festival The Town, com a marca Heineken como patrocinadora principal. Além de desfrutarem da programação do evento, elas tiveram a oportunidade de conhecer de perto a operação de mais de 500 mil litros de chope organizada pela cervejaria dentro do festival.

Rodrigo Bressan, vice-presidente de produção, comenta: “Esta iniciativa desempenha um papel crucial na transformação de nosso ambiente de produção, que até recentemente era predominantemente masculino’.

“Com nossas novas líderes, queremos fortalecer nossa cultura de inclusão e a genuína intenção por trás de nossa agenda de diversidade, equidade e inclusão”, concluiu ele.

Imagem: Divulgação/Heineken