Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Lei Seca terá megaoperação em São Paulo na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (18), o estado de São Paulo realizará uma ampla operação da Lei Seca, através de fiscalizações com etilômetros, mais conhecidos como bafômetros. Essa iniciativa faz parte da Semana Nacional de Trânsito e é esperada como uma das maiores já coordenadas pelo Detran paulista desde a implementação da Lei Seca em 2008.

Megaoperação da Lei Seca em São Paulo Durante a Semana Nacional de Trânsito

De acordo com o Detran, as operações da Lei Seca ocorrerão diariamente nas 18 superintendências do estado até 25 de setembro. Além disso, pode haver múltiplas blitz com bafômetro em um único município no mesmo dia.

O foco dessas ações será intensificado na sexta-feira (22) e no sábado (23), especialmente durante os horários de entrada e saída de casas noturnas e em áreas com grande concentração de bares. As blitz também estão programadas para locais com altos índices de acidentes de trânsito e poderão ocorrer ao longo do dia. No total, mais de 40 operações estão planejadas durante os oito dias de ações.

O Detran não conseguiu estimar o número total de motoristas que serão abordados, mas durante uma operação em junho, que marcou os 15 anos da Lei Seca, foram realizadas 39 operações no estado, com 25.850 veículos fiscalizados.

Naquela ocasião, 855 motoristas recusaram-se a fazer o teste do bafômetro, seis foram autuados por dirigir sob influência de álcool e seis cometeram crime de trânsito devido à embriaguez.

Operação Direção Segura Integrada (ODSI)

Essas fiscalizações, conhecidas como Operação Direção Segura Integrada (ODSI), são conduzidas em colaboração com o Detran e as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Neste ano, o tema da Semana Nacional de Trânsito em São Paulo é “Vida está Sempre em Trânsito”, enfatizando que as pessoas utilizam vários modos de transporte ao longo de suas vidas, inclusive pedestres.

Devido a operações como essas, a fiscalização contra o consumo de álcool antes de dirigir tem se intensificado em São Paulo. Comparando 2023 com o ano anterior, houve um aumento significativo no número de veículos fiscalizados, assim como no número de motoristas que recusam o teste do bafômetro. No entanto, houve uma redução nas infrações relacionadas à embriaguez ao volante.

Apesar de a recusa ao teste do bafômetro evitar acusações criminais, ela ainda resulta em multas e suspensão da CNH, enquanto dirigir sob influência de álcool acarreta penalidades ainda mais severas. Porém, motoristas têm o direito de recorrer das penalidades impostas durante as blitzes da Lei Seca.

Para mais matérias e novidades, confira nosso site!

Imagem: jcomp/Freepik