Refugiados afegãos são transferidos para novo abrigo em SP
Setenta e quatro refugiados afegãos que estavam hospedados na colônia de férias do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas em Praia Grande, no litoral de São Paulo, foram realocados para um novo centro de abrigo em Guarulhos (SP) pelo Governo Federal.
Isso ocorreu recentemente, de acordo com informações apuradas pelo g1 nesta quinta-feira (14), após uma permanência de 71 dias na Baixada Santista.
Imagens capturadas pela reportagem documentaram o momento da partida do grupo, onde vizinhos e funcionários da Colônia de Férias se reuniram na calçada para se despedir dos refugiados, acenando e enviando beijos.
Refugiados Afegãos Transferidos para Novo Abrigo em Guarulhos após Estadia em Praia Grande
Conforme detalhado por Paulo Illes, coordenador-geral de Política Migratória do Departamento de Migração do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ao longo desse período de quase três meses, um total de 225 afegãos passaram pela Colônia de Férias.
Illes esclareceu que os 74 refugiados terão a oportunidade de permanecer por um período maior no novo abrigo em Guarulhos. Além disso, eles terão a possibilidade de matricular seus filhos na escola e acessar atendimento médico em um posto de saúde.
“O Brasil já acolheu mais de mil afegãos, e esses indivíduos irão para um local onde poderão reconstruir suas vidas com dignidade”, afirmou Illes, destacando também a calorosa recepção que os afegãos receberam em Praia Grande. Ele observou que muitos vizinhos abriram suas casas para ajudá-los a aprender português.
Em resposta a questionamentos, o MJSP informou que esteve envolvido em todo o processo de acolhimento, desde junho, quando os afegãos chegaram ao aeroporto de Guarulhos, encerrando sua colaboração até que fosse novamente solicitado para auxiliar na transferência ocorrida na noite da última segunda-feira (11).
Por sua vez, a Prefeitura de Praia Grande esclareceu que o procedimento foi conduzido pelo Governo Federal.
Para mais matérias e novidades, confira nosso site!
Imagem: Reprodução/Carta Capital