Qual o potencial de Tabata Amaral para redefinir a disputa eleitoral em São Paulo?
Uma nova pesquisa do Datafolha mostra que a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) tem hoje 11% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo. Seu desempenho foi comemorado pela cúpula do seu partido, que prevê um espaço para atrair os eleitores que estarão fugindo da possível polarização.
Entenda qual é o potencial da deputada nas eleições municipais.
Tabata Amaral pode ser terceira via que fuja da polarização em São Paulo
De acordo com o levantamento do instituto, Guilherme Boulos (PSOL-SP) aparece na frente com 32% das intenções de voto, seguido do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 24%. Já a deputada Tabata Amaral está tecnicamente empatada com Kim Kataguiri (União-SP), que conta hoje com 8% dos votos.
Segundo integrantes do partido da deputada, o seu crescimento na disputa é fruto completo do seu próprio trabalho, uma vez que nomes considerados relevantes dentro do partido, como o ministro Márcio França e o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, ainda não estão participando da pré-campanha.
Além disso, o partido também avalia que Amaral é quem aparece com a menor taxa de rejeição na pesquisa do Datafolha, apenas 23%. Nesse sentido, será possível utilizar diferentes estratégias para apresentá-la ao eleitor da forma mais positiva, como, por exemplo, se envolver com a política municipal.
Ademais, a deputada pode ser uma terceira via que se mantenha distante da polarização entre Guilherme Boulos e Ricardo Nunes, que são os favoritos do momento para chegar ao segundo turno. Amaral ainda afirmou que não deve ser afilhada política de ninguém, seja de Bolsonaro (PL) ou do presidente Lula (PT).
Por fim, o partido identifica algumas características da deputada que poderão ser úteis durante a campanha, como sua oratória e capacidade de sintetizar ideias nos discursos. O seu engajamento virtual e desenvoltura também são vistos como pontos positivos, principalmente para os debates de TV.
Confira outras matérias e novidades em nosso site!
Imagem: Reprodução/Metrópoles