Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Ave rara é vista pela primeira vez na região de Campinas em SP; confira

O primeiro avistamento de uma saíra-preciosa (Tangara preciosa) na região de Campinas, São Paulo, ocorreu por acaso no viveiro de André Silva, um paisagista e observador de aves, em Sousas, em 16 de agosto. Ele compartilhou com entusiasmo a raridade desse evento com a equipe do Terra da Gente.

“É incrível saber que este é um dos poucos registros dela em Campinas, talvez até o primeiro. Estamos muito felizes com isso, pois é uma ave que nunca tinha registrado antes. Portanto, saber de todo o contexto por trás dessa descoberta foi uma verdadeira honra”, disse André.

De acordo com André, a saíra-preciosa visitou seu viveiro duas vezes, sendo que na segunda ocasião ele foi informado de sua presença pela esposa, que disse: “O passarinho colorido voltou”. O observador de aves relatou que a ave permaneceu no viveiro por cerca de 10 minutos antes de partir.

A Visita Extraordinária da Ave Saíra-Preciosa ao Viveiro de Sousas (SP)

O biólogo e ornitólogo do Terra da Gente, Luciano Lima, explicou que a saíra-preciosa é normalmente encontrada nos estados do Sul do Brasil, onde é comum em áreas de florestas bem preservadas, bem como no Uruguai, no extremo nordeste da Argentina e no leste do Paraguai.

“Durante os meses mais frios do ano, é comum que a espécie seja avistada um pouco mais ao norte de sua área de distribuição usual, podendo chegar até o litoral norte de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, acrescentou o biólogo.

Luciano explicou que, considerando que a região de Sousas é frequentemente visitada por observadores de aves e que não havia registros anteriores da espécie na área, é possível que essa saíra-preciosa seja uma ave errante, ou seja, um indivíduo que desviou de sua rota migratória usual e acabou aparecendo em um local onde não é comum.

André compartilhou que mantém o viveiro há dois anos e já teve outras visitas especiais, incluindo saíra-amarela, tiê-preto, pipira-vermelha, rolinha, avoante, periquitão, suiriri, bem-te-vi, cambacica, beija-flor-tesourinha, besourinho-de-bico-vermelho, rabo-branco-acanelado, entre outras. No entanto, ele enfatizou que a visita da saíra-preciosa ainda é a mais especial de todas.

“Das todas as aves que já apareceram aqui, considero esta a mais especial até hoje, em termos de relevância, porque as outras costumam aparecer com frequência, mas ela não”, concluiu André, que é observador de aves há 23 anos.

Veja as fotos:

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/eBird