Cavalo com chifre: o que significa este símbolo na bandeira de Sorocaba?
Você já parou para observar atentamente os detalhes da bandeira da sua cidade? Isso porque, muitas vezes, elas possuem características bastante interessantes. A bandeira da cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, conta com dois cavalos com chifres, mas você sabe qual é o real significado do símbolo?
Veja qual é a mensagem passada pela bandeira de Sorocaba e descubra se os cavalos são unicórnios.
Cavalos com chifres da bandeira são unicórnios
O brasão que fica localizado no centro da bandeira conta com dois unicórnios, também chamados de cavalos-heráldicos ou cavalos nobres. Os animais são uma representação das feiras de muares, que eram realizadas nos meses de abril a junho, todos anos, e foram fundamentais para o Tropeirismo de 1750.
Como a cidade de Sorocaba está situada em uma localização estratégica, acabou ficando conhecida, nacionalmente, por causa da realização das feiras. Antes do surgimento das ferrovias na região, os unicórnios eram utilizados como transporte das mercadorias que seriam vendidas depois nas feiras.
John Rafael Lúcio de Farias, estudioso de heráldica, reforça que os animais da bandeira são de fato unicórnios. “Um cavalo-heráldico é um cavalo normal. Um cavalo com chifre é um unicórnio”, explica. Segundo ele, heráldica é um sistema de identificação visual e simbolismo, da Europa do século 12.
Em relação à bandeira de Sorocaba, o uso do vermelho representa a procura por progresso e a busca por vitórias. Já o amarelo-ouro é símbolo de riqueza, força e fé dos moradores da cidade. Além disso, os dois cavalos-heráldicos (ou unicórnios) estão segurando o brasão do município com os seus feitos históricos.
Vale ressaltar ainda que o brasão foi criado pelo historiador Affonso D’Escragnolle Taunay e instituído no dia 23 de março de 1925. O profissional era especialista em heráldica e também conhecia os unicórnios.
Imagem: Reprodução/Felipe Pinheiro