Osasco choca brasileiros ao estar entre as melhores economias do Brasil; veja o ranking
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Osasco, próxima da capital paulista, aparece entre as maiores economias do país, à frente, por exemplo, de grandes capitais como Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Goiânia.
Além disso, Osasco está entre o grupo de municípios que representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB), que inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e outros. Descubra em qual posição do ranking a cidade paulista se encontra.
Osasco é a sétima maior economia do Brasil, segundo o IBGE
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município paulista subiu uma posição e apresenta o sétimo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Com isso, a cidade do estado de São Paulo aparece à frente de capitais como Porto Alegre (8º) e Fortaleza (11º).
Quando o IBGE divulgou os dados, o prefeito Rogério Lins comemorou. “A vinda de empresas, que geram oportunidades e a força do nosso povo fizeram a diferença mais uma vez. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas dá muito orgulho saber que Osasco é uma das que mais crescem no país.”
Lembrando que o PIB é a soma dos bens e serviços produzidos por um país, estado ou município em um ano. Vale ressaltar que Osasco aparece no grupo de cidades que representa 25% do PIB nacional: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Osasco, Porto Alegre e Guarulhos.
Ranking das maiores economias do Brasil
A seguir está o ranking das 10 cidades com maior porcentagem participativa do PIB nacional:
- São Paulo (9,8%);
- Rio de Janeiro (4,4%);
- Brasília (3,5%);
- Belo Horizonte (1,3%);
- Manaus (1,2%);
- Curitiba (1,2%);
- Osasco (1%);
- Porto Alegre (1%);
- Guarulhos (0,9%);
- Campinas (0,9%).
Imagem: Reprodução/Marcelo Deck