Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Efeitos de ciclone chegam a São Paulo e Defesa Civil faz alerta para população

Desde a última quinta-feira (13), o ciclone extratropical que atingiu a região Sul do país já está provocando uma mudança brusca no clima na maior parte do estado de São Paulo. A previsão é de fortes rajadas de vento.

Saiba como fica o tempo com a passagem do ciclone em São Paulo.

Defesa Civil alerta a população para nova frente fria trazida por ciclone

O ciclone extratropical passou pela região Sul do país e agora provoca uma mudança no clima do estado de São Paulo. Desde a última quinta-feira, a Grande São Paulo e as regiões de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira já registraram fortes rajadas de vento, com velocidade de 90 km/h.

A Defesa Civil de São Paulo aponta que uma frente fria seguida por uma massa de ar frio provocará uma queda na temperatura até domingo (16). Os termômetros ficarão mais baixos entre o final da madrugada e início da manhã. Além disso, há ainda previsão para formação de geada em pontos isolados do estado.

A Serra da Mantiqueira é um dos destaques, já que Campos do Jordão, por exemplo, registrará mínima de 2 °C e sensação térmica de -1 °C. Já na capital e na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas ficarão em 8 °C, com sensação térmica entre 6 °C e 4 °C.

De acordo com a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), mesmo que o ciclone tenha levado chuvas para o Sul do Brasil, não há expectativa de temporais em São Paulo. Por outro lado, o risco de queda de árvores na capital por causa dos ventos é uma das preocupações.

Enquanto a mínima, na cidade de São Paulo, foi de 15 °C, na quinta-feira, os termômetros marcaram apenas 10 °C ao amanhecer, nesta sexta-feira (14). Com o afastamento de um sistema frontal para o oceano, houve uma rápida infiltração do ar frio de origem polar, que está derrubando as temperaturas.

Imagem: Reprodução/Agência Brasil