Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Cidade de SP é a segunda menor do Brasil

Nesta quarta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os primeiros dados do Censo Demográfico 2022. De acordo com essas primeiras informações, a cidade de Borá foi considerada a menor do estado de São Paulo e a segunda menor do Brasil, com cerca de 900 habitantes.

Conheça a segunda menor cidade do país.

Cidade não possui semáforos

De acordo com o levantamento do IBGE, a cidade de Borá possui 907 moradores registrados, número que representa um crescimento de 12,7% considerando os 805 boraenses que foram apontados no último Censo, realizado em 2010. O número também superou as estimativas parciais, que eram de 846.

“De carro, dá para atravessar a cidade de um lado até o outro em dez minutos. Se for passar por todas as ruas, dá para fazer em 30. Não tem trânsito nenhum. É um carro que sobe e outro que desce. Sossego total. É um pedaço do céu”, é o que conta Valdirene Marconata, professora da única escola do município.

A maioria dos novos moradores que chegam à cidade são aposentados, principalmente por causa do sossego do local e pela baixa variedade de empregos. Boa parte dos trabalhadores da cidade estão atuando em uma usina de açúcar e álcool localizada Paraguaçu Paulista, município vizinho.

O prefeito da cidade, Luiz Carlos (PTB), explica que o aumento populacional é causado pela presença da companhia. “Muitas pessoas vêm para a cidade por causa da usina. Mais de 20% trabalha na cidade vizinha. São cerca de 200 moradores que vão para Paraguaçu Paulista trabalhar todos os dias”, afirma.

Por isso, o único transporte público existente é um intermunicipal gratuito entre as duas cidades. Além disso, há apenas uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que fornece atenção primária. Quando os casos são mais graves, os moradores precisam se deslocar para serem atendidos na Santa Casa de Paraguaçu.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Borá