Vale a pena trabalhar com tecnologia? Veja profissões para seguir na área
Mesmo em períodos de instabilidade econômica, o campo da Tecnologia continua em alta demanda em todo o mundo. No entanto, os relatos de demissões em grandes empresas do setor têm levado muitas pessoas a questionarem se ainda vale a pena investir em especialização nessa área.
No artigo de hoje, exploramos esse tema com o objetivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto, para que seja possível determinar se é vantajoso fazer uma transição de carreira e focar no mercado de programação ou de desenvolvimento, por exemplo. Confira!
A tecnologia atualmente
Apesar das notícias sobre as demissões em massa, o setor de Tecnologia da Informação continua em crescimento. De acordo com dados do portal Empregos.com.br, entre janeiro e outubro de 2022, mais de 70 mil vagas foram criadas, representando um aumento de 34,3% na oferta de empregos.
Os profissionais são frequentemente atraídos para o setor devido a vários aspectos, como os salários atraentes, a demanda no mercado e a oportunidade de trabalhar remotamente. No entanto, de acordo com alguns especialistas da área, a curto prazo, pode haver uma mudança nos requisitos exigidos para esses profissionais.
De acordo com Viviane Sampaio, gerente de recrutamento em TI, em entrevista ao G1, as novas vagas provavelmente estarão mais direcionadas para profissionais iniciantes no mercado. Isso significa que menos experiência será exigida, o que beneficia os recém-chegados, mas também pode resultar em remuneração menor.
Profissões promissoras
Para aqueles interessados em ingressar na área de TI, é importante conhecer os setores profissionais que prometem expansão nos próximos anos. O ramo mais tradicional, sem dúvida, é a programação, que envolve o desenvolvimento, o teste e a manutenção de programas e softwares diversos. Com a necessidade de presença digital por parte de todas as empresas, esse campo de trabalho tende a crescer ainda mais.
Além disso, há outros setores em ascensão. O surgimento de novas tecnologias de inteligência artificial demandará profissionais capacitados para lidar com elas. Da mesma forma, há uma necessidade crescente de especialistas em logística de grandes volumes de dados, em cibersegurança e em outras áreas emergentes.
Emilia Cappi, diretora comercial e de arquitetura de soluções da Finch, destaca a importância de acompanhar as novas tendências e afirma que há uma expectativa de amplo crescimento na demanda por programadores ao longo de 2023.
Imagem: Reprodução/Freepik