Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Prioridade dos brasileiros: oportunidades de crescimento profissional são critério chave na busca por um emprego

O estudo Marca Empregadora da Randstad, líder global em soluções de recrutamento e seleção, que é realizado há mais de 22 anos, indica os principais aspectos para os trabalhadores no momento de escolher uma vaga de emprego. A edição deste ano entrevistou mais de 4 mil profissionais brasileiros.

Assim como no ano passado, o levantamento mostrou as mesmas três características entre as mais citadas pelos que foram ouvidos. Confira quais são as prioridades dos trabalhadores no mercado.

Crescimento profissional é o critério mais importante

O estudo aponta que oportunidades de crescimento profissional foi o critério mais escolhido, totalizando 35% dos profissionais. Em seguida, estão salário e benefícios atrativos (33%) e um ambiente de trabalho agradável (29%). Treinamento eficaz (14%) e equilíbrio de vida profissional e pessoal (13%) vêm depois.

O executivo Fabio Battaglia, CEO da Randstad Brasil, aponta para uma maior valorização de aspectos não materiais. “Para 88% dos entrevistados, os benefícios não materiais, que vão além de salários e benefícios, são relevantes e, para 90%, são considerados tão importantes quanto os benefícios materiais”, afirma.

No entanto, as exigências dos profissionais nem sempre são atendidas pelas empresas. O aspecto “ambiente de trabalho agradável” é o único dos considerados ideais que pode ser percebido na realidade. Os outros quatro itens mais citados não são tão colocados em prática nas companhias.

“Entender a lacuna entre o que os profissionais idealmente buscam e o que as empresas oferecem torna-se um ativo valioso para identificar ajustes necessários na marca empregadora. Portanto, é essencial que as empresas estejam atentas às necessidades e expectativas dos profissionais”, explica o CEO Battaglia.

Além disso, o estudo também aponta quais as marcas mais empregadoras e atrativas para se trabalhar no país. Na edição de 2023, a Nestlé aparece na primeira posição, seguida da Unilever Brasil, Mercedes-Benz, Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A e Petrobras.

Imagem: Reprodução/Freepik