Qual é a importância dos cursos profissionalizantes para sua carreira profissional?
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas revelou que a queda da taxa de participação no mercado de trabalho está concentrada entre os menos escolarizados. Por outro lado, um estudo de março do ano passado indica que 81,1% dos indivíduos, entre 18 e 27 anos, com formação técnica estão empregados.
Nesse sentido, o que as pesquisas têm mostrado é a necessidade de, independentemente da área de atuação, sempre estar em busca de aprendizados tanto para os profissionais já no mercado de trabalho quando aqueles que procuram uma vaga. Saiba mais da relação entre a empregabilidade e a educação.
Cursos profissionalizantes são opções para evoluir na carreira
Camila Miranda, analista de Recursos Humanos da Elleve, fintech de crédito estudantil, discute questões relacionadas com a educação no mercado de trabalho. Segundo ela, “essas são temáticas complementares e devem ser vistas de maneira integrada.”
“A educação, sobretudo a profissional, é uma das principais apostas para a melhoria da competitividade em diversos segmentos no Brasil, além de contribuir diretamente para a inserção e permanência da população no mercado de trabalho e no processo de empregabilidade”, explica Miranda.
No sentido de ajudar os profissionais nesse processo de educação, os cursos profissionalizantes são excelentes opções para adquirir novas competências e evoluir na carreira. Voltados à especialização, reúnem diversos conteúdos e materiais práticos, de modo a atrair trabalhadores de áreas variadas.
Miranda aponta ainda os benefícios conquistados pelos profissionais com investimentos em especializações. “Quando o profissional investe em educação, há uma melhoria em diversos aspectos, como aumento de renda e maior probabilidade de recolocação profissional, entre outros”, explica.
O professor Claudio Paulo Machado realizou uma especialização na área de Ciência de Dados e relata os impactos em sua carreira. “Concluir um curso de aperfeiçoamento foi fundamental para me tornar um profissional mais capacitado e poder ministrar aulas de diferentes assuntos de meu domínio”, afirma.
Imagem: Reprodução/Freepik