Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Carreira de enfermagem é promissora? Saiba quanto ganha um profissional da área

Caso você queira atuar no setor de saúde, a enfermagem é uma das carreiras mais requisitadas desse ramo e aqueles que estão nesse curso também têm a possibilidade de se especializar em diferentes áreas.

O enfermeiro é um dos profissionais mais importantes da saúde, desempenhando diversas funções com outros trabalhadores da área e garantindo um atendimento de qualidade aos pacientes. Além disso, pode trabalhar em hospitais, indústrias, escolas e muitos outros locais. Saiba mais detalhes sobre a carreira.

Curso de enfermagem é ofertado em diversas instituições de ensino

O trabalho dos enfermeiros é de extrema importância. Entre suas principais funções estão cuidar das pessoas, auxiliar os médicos em centros cirúrgicos, garantir que os pacientes estejam recebendo o tratamento adequado, além de supervisionar o trabalho dos técnicos e assistentes de enfermagem.

Aqueles que tiverem interesse em seguir nessa carreira poderão ingressar no curso de enfermagem em uma das diversas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação). A duração média da graduação é de 5 anos e, para conseguir um diploma, é preciso concluir o estágio obrigatório.

Já a remuneração de um enfermeiro varia conforme o tempo de experiência do profissional, a área de atuação e a localização geográfica. O piso nacional da enfermagem ainda segue em discussão no Supremo Tribunal Federal. Até então, em média, o salário dos profissionais da área é de R$ 3.500 e pode chegar a R$ 4.700.

O enfermeiro que atua em um hospital, geralmente, trabalha por turnos, sendo muito comum o regime de plantão, no qual o profissional trabalha por 12 horas e folga 36 horas. Por outro lado, o profissional de clínicas e empresas privadas costuma seguir uma jornada de trabalho de 8 horas por dia.

Por fim, vale ressaltar que há uma diferença entre enfermagem e técnico de enfermagem. O enfermeiro tradicional é aquele que é formado em um curso de graduação de uma instituição de ensino superior. Já o técnico de enfermagem é aquele profissional que realiza um curso profissionalizante de 18 a 24 meses.

Imagem: Reprodução/Agência Saúde DF