Grande empresa vende loja em SP e está de saída do Brasil
O Grupo Pereira adquiriu um novo ponto comercial do Makro, na cidade de Santos, para a sua segunda loja no estado de São Paulo. A transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sem nenhuma restrição. No entanto, os valores da negociação não foram divulgados.
O grupo é um varejista alimentar proprietário das bandeiras Fort Atacadista (atacarejo) e Comper (supermercados e hipermercados). A companhia tem unidades em diversos estados, como no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.
O negócio feito com o Grupo Pereira é um dos últimos movimentos para a saída do Makro do Brasil.
Empresa tem algumas dificuldades para vender unidades restantes
A unidade de Santos já estava com atividades encerradas e agora o Makro possui apenas oito lojas no estado de São Paulo. Isso acontece depois de vender 20 delas para o Grupo Carrefour Brasil, além de 16 imóveis e 11 postos de gasolina para o grupo paranaense Muffato em uma negociação conturbada.
Após a descoberta de contingências maiores do que o esperado, o comprador chegou até a desistir do negócio. A expectativa inicial era pela aquisição de 24 lojas do Makro, no entanto, depois que a conversa foi interrompida, apenas a venda dos imóveis para o grupo paranaense Muffato de fato se concretizou.
As unidades que ainda não foram negociadas deverão ser vendidas isoladamente ou simplesmente irão encerrar suas atividades, como já vem ocorrendo, a exemplo da loja de Santos, no litoral de São Paulo.
Nesse momento, uma das principais dificuldades da empresa holandesa é passar para frente os seus ativos sem que os compradores tenham de resolver os desdobramentos legais de suas contingências.
O Makro foi procurado para mais esclarecimentos, mas preferiu não comentar o atual cenário.
Imagem: Divulgação/Makro Atacadista