Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Idade é inimiga da carreira profissional? Saiba mais sobre o assunto

A sociedade está em constante transformação e a idade também passa por mudanças profundas. Nesse sentido, há 50 anos, era comum que o jovem se casasse com 20 anos e começasse a construir sua família. Atualmente, esse período é considerado ainda o início da vida acadêmica e o fim tardio da adolescência.

Hoje, com 30 anos, uma pessoa pode dar início à sua vida profissional, já que existe uma série de cursos e especializações que estão ampliando em anos o processo de profissionalização. É por isso que o fator idade tem se tornado cada vez menos relevante para as empresas na hora contratar um colaborador.

Conheça alguns benefícios que profissionais idosos possuem.

Maturidade emocional e profissional são competências dos idosos

Atualmente, o fator idade deixou de ser uma restrição no momento da contratação de um profissional, inclusive entre trabalhadores que já possuem aposentadoria. Isso, porque os aposentados estão cada vez mais em busca de continuar em atividade mesmo com a possibilidade de não trabalharem no mercado.

Em primeiro lugar, o medo da mudança desenvolve estresse e ansiedade e, portanto, leva o profissional a não querer sair de um espaço que lhe é confortável e conhecido. Já que os idosos possuem maior experiência, são capazes de fazer com que todos as etapas da vida profissional pareçam menos difíceis.

Além disso, a própria maturidade profissional também é um ponto que vem com o avanço da idade, ou seja, a capacidade de conhecer os procedimentos e processos do trabalho, compreender como tudo funciona. Apesar disso, vale ressaltar que nem todos os idosos possuem essa maturidade profissional.

Mesmo com as mudanças da sociedade, ainda é um problema a falta de oportunidades para pessoas de mais idade. Nesse sentido, é importante refletir sobre o que foi aprendido na sua geração e aprender a lidar com seus medos e inseguranças para que não fique se sentindo obsoleto no mercado de trabalho.

Imagem: Reprodução/Freepik