Não é o fim! Saiba como superar um demissão e conquistar um novo emprego
Mesmo depois que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatou que a taxa de desemprego no Brasil atingiu 8,5% este ano, o menor nível desde 2015, permanecer sem um emprego ou outra fonte de renda estável ainda é uma preocupação para muitos.
Após serem demitidos, é fundamental que não se culpem pela decisão tomada pelo empregador. De acordo com Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios e especialista em mercado de trabalho, embora possa parecer difícil, o trabalhador pode sair fortalecido dessa situação.
Para ele, “o ideal é olhar para uma demissão da forma mais racional possível e buscar extrair dela algum aprendizado”. Por isso, confira essas dicas para que você possa se reerguer e encontrar um novo emprego!
Monte estratégias
É essencial compreender o que você deseja. Dessa forma, visualize como seria o seu emprego ideal, considerando a área de atuação, a remuneração, o local de trabalho, a cultura e os valores da empresa. Esses aspectos vão otimizar o seu tempo e direcionar a escolha para as vagas que valem a pena.
Uma vez que você entende o que realmente está buscando, trace estratégias que te levarão diretamente a esse lugar. Para isso, invista em:
- Mostrar que está disponível para trabalhar;
- Identificar o que pode ser melhorado em si e trabalhar em cima disso;
- Ampliar o seu networking, se envolvendo com mais profissionais da área desejada;
- Melhorar o currículo;
- Ampliar as chances em sites de vagas, checando a confiabilidade de cada um.
Tenha foco
Verifique regularmente seus e-mails, pois essa é a forma mais comum utilizada por empresas, agências e sites de emprego para entrar em contato com candidatos em busca de uma vaga. E, claro, não deixe de atender telefonemas e esteja atento(a) às mensagens no WhatsApp.
Se as vagas de seu interesse exigirem habilidades que você não possui, acelere seu desenvolvimento. Matricule-se em um curso e atualize seu currículo, mostrando que está investindo em aprendizado.
Por fim, compreenda que tudo acontece no seu tempo. A busca por emprego pode ser um processo demorado, mas, quando dedicamos tempo corretamente, as chances são ainda maiores. Por isso, não desista e se mantenha sempre dedicado(a).
Imagem: Reprodução/Freepik