Medo de ser demitido? Saiba como lidar com o problema
É bastante comum que profissionais que estejam trabalhando em uma empresa que está passando por um momento de demissões em massa seja atingido pela ansiedade, estresse e medo de acabar entrando no grupo de trabalhadores dispensados.
Diante dessa situação, o que fazer? Veja a seguir algumas dicas.
Não é fácil trabalhar em uma empresa em meio a demissões
O primeiro ponto que precisa ser entendido pelos profissionais nesta situação é que sentir insegurança, ansiedade e medo de ser demitido é natural. Isso porque a resiliência não implica em não ficar desconfortável com esse cenário de demissões, mas, sim, em tentar lidar com esse problema desafiador da melhor forma possível.
Portanto, o segundo ponto é justamente a respeito de como lidar com esse desafio. Vale pontuar que, mesmo que seja difícil deixar suas emoções de lado, é fundamental analisar a realidade de maneira mais fria. Isso significa que o profissional precisa procurar se informar sobre o motivo de tantas dispensas.
Em vista disso, corporações que possuem uma gestão de pessoas de qualidade sabem a necessidade de esclarecer a situação, além de conduzir processos demissionais de forma responsável e humana. Apesar disso, nem sempre as empresas estão investindo no cuidado de seus profissionais e na sua transparência.
Uma recomendação é que, diante do medo de ser demitido, o colaborador busque mostrar interesse em ajudar a companhia, pedir feedbacks sobre seu trabalho e entender como pode melhorar. Ele só deve se atentar para que essa procura pelo aperfeiçoamento não se torne uma obsessão, que gere ainda mais ansiedade.
Vale ressaltar que o erro não intencional faz parte da experiência no trabalho e, portanto, não deveria fazer com que o profissional se sentisse ameaçado no emprego. Dessa forma, a própria capacidade de lidar com essas questões desafiadoras do expediente também é fruto de um treinamento contínuo.
Imagem: Reprodução/Freepik