Empresas sofrem prejuízos financeiros devido ao uso de versões não oficiais do WhatsApp
Com o aumento de negócios digitais, muitas corporações estão utilizando o WhatsApp como principal meio de comunicação com os seus clientes. E, como o crescimento é intenso, utilizar o WhatsApp convencional ou o WhatsApp Business para fazer o atendimento está ficando cada vez mais difícil.
É nesse sentido que o Grupo Meta, detentor dos direitos do WhatsApp, disponibiliza a API (sistema de programação de aplicação) oficial do WhatsApp, que permite que o uso da plataforma suporte o alto fluxo de mensagens. No entanto, algumas ferramentas não oficiais estão causando problemas e prejuízos.
Opção mais barata pode levar empresas ao prejuízo
Em um primeiro momento, a utilização de APIs não oficiais do WhatsApp Business pode significar uma redução de custos, além de fornecer práticas que não são ofertadas pela plataforma oficial. No entanto, o uso pode acabar fazendo com que a empresa perca dinheiro e negócios e até mesmo que seja banida do aplicativo.
Guilherme Pessoa, supervisor de operações da Poli, empresa de Goiás de base tecnológica, explica que “o sistema não oficial não tem estabilidade de conexão, prejudicando o fluxo de comunicação, pois o diálogo com o atendente é interrompido. Isso leva à insatisfação do cliente e à perda de credibilidade.”
Pessoa também aponta para problemas ainda maiores para as empresas que estão utilizando essas plataformas. “Por descumprimento de regras, o WhatsApp pode banir temporária ou definitivamente o número, e então a empresa perde a principal forma de contato com seu público e a credibilidade”, afirma.
Além disso, outro problema é a falta de segurança, já que APIs não oficiais estão mais suscetíveis a sofrerem ataques cibernéticos. A corporação pode ter seus dados e dos clientes sequestrados, expostos e utilizados por criminosos. Portanto, essas plataformas causam diversos danos financeiros e de imagem.
O supervisor de operações lembra que “na API Oficial, o número do telefone fica na nuvem do Grupo Meta, evitando desconexões, instabilidades e delays [atrasos] no envio e recebimento de mensagens. A conexão deixará de depender de um celular sempre conectado à internet e com o WhatsApp instalado.”
Imagem: Reprodução/Adobe Stock