Estudo revela que líderes desconectados são mais eficazes; saiba mais
De acordo com uma pesquisa conduzida por cientistas dos Estados Unidos, líderes que conseguem se desconectar totalmente do trabalho ao final do expediente são percebidos como mais eficientes por suas equipes.
O estudo conduzido por professores da Universidade da Flórida e do Arizona teve como objetivo analisar a relação entre a capacidade de desconectar-se das responsabilidades profissionais e a liderança eficaz.
Durante a pesquisa, foi avaliada a habilidade dos líderes de se afastarem do trabalho quando chegavam em casa. No dia seguinte, ao retornarem ao trabalho, examinaram o nível de disposição dos participantes e a percepção que as equipes tinham em relação a eles.
Se desconectar na era da conexão
O resultado foi nítido: a capacidade de separar claramente o tempo de trabalho do tempo pessoal contribui para um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o que melhora a eficácia e o desempenho.
Descobrimos que nas noites em que os executivos conseguiam se ‘desligar’ completamente e não pensar em trabalho ficavam mais energizados no dia seguinte e sentiam que experimentavam melhores relações na posição de chefia. No mesmo período de observação, os subordinados relataram que os gestores se mostravam mais eficazes em motivá-los na empresa.
Klodiana Lanaj
Apesar do resultado, para Wilma Dal Col, diretora de gestão estratégica de pessoas do ManpowerGroup Brasil, “O hábito de se desligar do trabalho tem sido cada dia menos efetivo, com o uso de aplicativos de mensagens e as mídias sociais”.
Ligando o “modo off-line”
Dal Col destaca a importância de estabelecer uma disciplina de autocuidado e respeito pelo equilíbrio mental, dedicando tempo para si mesmo. A executiva compartilha três dicas para equilibrar as obrigações e o lazer de forma adequada:
- Agenda Inteligente: identifique os momentos do dia em que você se sente mais produtivo e utilize-os para concluir tarefas que demandam maior atenção, classificando como “urgentes” ou “importantes” para estabelecer prioridades;
- Momento de Relaxamento: insira atividades que ajudem o seu equilíbrio emocional na sua rotina diária. Estabeleça um ritual para “encerrar o expediente”, evitando mensagens ou buscar notícias nesse momento;
- Trabalhando em casa: se necessário, estabeleça limites de tempo para se dedicar ao trabalho de forma produtiva durante o seu tempo livre, isso pode ajudar a evitar ansiedade e estresse no dia seguinte.
Essa habilidade de desconexão proporciona um descanso adequado, permitindo que os gestores retornem ao trabalho com mais foco e capacidade de liderança, proporcionando um trabalho mais saudável e produtivo.
Imagem: pvproductions/Freepik