O que o mercado de trabalho espera dos trabalhadores? Entenda
A evolução da tecnologia tem alterado profundamente o mercado de trabalho de modo que as perspectivas para o futuro se voltam para uma flexibilização das relações trabalhistas e para o domínio evidente da automatização. Por isso, o expediente presencial e os horários de trabalho poderão ser influenciados.
É nesse sentido que muitos profissionais estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho, mas possuem questionamentos a respeito do que as empresas estão buscando no momento da contratação de um colaborador. Portanto, confira o que o mercado espera dos novos trabalhadores.
Saiba como se adequar às expectativas do mundo do trabalho
O novo mercado de trabalho, que já está passando por diversas transformações, exigirá uma reinvenção por parte dos profissionais. Isso, porque será necessário que esses colaboradores estejam preparados para adquirirem novas habilidades e competências que serão um diferencial no momento da contratação.
As características que serão mais exigidas pelas empresas no futuro são:
- Capacidade de autogestão;
- Proatividade;
- Pensamentos e atitudes inovadoras;
- Versatilidade;
- Facilidade para lidar com dados e números;
- Aptidão para trabalhar em conjunto com as novas tecnologias;
- Habilidade para lidar com o tempo de maneira estratégica.
Também será necessário que os trabalhadores estejam trabalhando sua inteligência emocional, competência com cada vez mais destaque no mercado. Assim, haverá maior procura por aqueles com capacidade de pensar e agir de forma positiva, além de serem empáticos nos ambientes profissionais.
Com tantos avanços, a presença da tecnologia nos espaços de trabalho também será muito frequente, o que exigirá uma adequação dos profissionais. Sendo assim, serão destaques aqueles que estiverem familiarizados com as novas tecnologias, a automatização dos processos e o trabalho virtual.
Por fim, com a quantidade de informações que as tecnologias têm gerado, será fundamental que os colaboradores tenham a capacidade de analisar esses dados estrategicamente e colocá-los em prática. O principal objetivo é tornar as empresas mais inovadores e abertas a todas as possibilidades que surgirem.
Imagem: Reprodução / Freepik