Como as empresas estão utilizando os NFTs para conquistar seus clientes
Os NFTs (Non-Fungible Tokens, ou tokens não fungíveis) já enfrentaram dias mais prósperos, tendo em vista que as vendas caíram 83% no ano de 2022. Surpreendentemente, empresas como Starbucks e Campari encontraram uma nova aplicação para esses selos digitais: a fidelização de clientes.
A rede de cafeterias tem apostado nessa ideia desde dezembro, quando lançou a sua primeira coleção de selos digitais. A última leva, apresentada em março, esgotou-se em minutos, com cada selo sendo vendido por US$ 100.
Essa novidade faz parte do programa de fidelidade da empresa, conhecido como Odisseia Starbucks. Cada selo garante uma quantidade de pontos, que podem ser trocados por diversas experiências – sendo a mais atrativa delas uma viagem à fazenda de café do grupo, na Costa Rica.
O mercado de NFTs em 2023
De acordo com o Exame, especialistas afirmaram que o ano de 2022 foi crucial para o avanço dos projetos que envolvem a tecnologia blockchain e os NFTs. A queda nos preços e no volume de negociações dos tokens levou empresas e artistas a compreenderem as reais necessidades que os NFTs podem atender no mercado.
Em 2023, espera-se ver menos tokens de arte digital sem benefícios e mais NFTs como uma entrada para programas de fidelidade e afins. Segundo a Lumx Studios, as próximas tendências para o mercado de NFTs incluem:
- Criadores interagindo com seu público por meio de tokens e retribuindo seus super fãs com mais acesso e co-criação de produtos;
- Programas de fidelidade utilizando NFTs para mapear interesses e recompensar de forma mais justa os consumidores;
- NFTs sendo usados como meio, e não como fim em si mesmos;
- Artistas de diferentes áreas gerenciando suas próprias comunidades e financiando projetos com apoio e colaboração de seu público, retribuindo o apoio financeiro dos seus apoiadores.
NFTs no Brasil
Clubes de futebol, como o São Paulo, estão considerando utilizar NFTs como ingressos para suas partidas, e grandes festivais, como o Rock in Rio, distribuem tokens como recompensa para aqueles que comparecem ao evento.
A Campari lançou sua primeira coleção de NFTs em 2022. A segunda coleção, chamada Effervescenza, é composta por 800 imagens digitais, cada uma ao preço de R$ 200. Os NFTs do bitter italiano oferecem acesso a um clube exclusivo, que proporciona benefícios como jantares e encontros com bartenders.
Para André Salem, da Cryptum, “ainda existe muito mais espaço para evolução da tecnologia NFT. A aplicação para arte digital é apenas a ponta do iceberg de como a tecnologia poderá ser usada no nosso cotidiano como clubes de benefícios, ingressos e registro de propriedade intelectual por exemplo”.
Imagem: Reprodução/Freepik