Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Casarão histórico de São Paulo se torna Museu da Vacina

Foi inaugurado, na cidade de São Paulo, o Museu da Vacina, que surge como uma nova opção de passeio na capital paulista. Sendo o primeiro da América Latina dedicado exclusivamente a esse tema, o museu está situado na Casa Vital Brazil, no Instituto Butantan, e passou por uma restauração conduzida pelo escritório Effect Arquitetura, liderado pelos arquitetos Celso Grion e Erick Tonin, para abrigar o museu.

O espaço apresenta uma exposição de objetos históricos, salas envolventes, jogos interativos e uma linha do tempo que ressalta a importância das vacinas para a humanidade, demonstrando sua eficácia através da história, mostrando sua produção e sua forma de atuação no organismo.

Com um design moderno, o museu conta ainda com uma réplica de laboratório, com hologramas de cientistas, projeções em 360°, que destacam como as vacinas se tornaram a resposta no combate ao Covid-19, e uma sala de cinema 6D, que exibe um curta-metragem comparando as diferenças entre uma pessoa vacinada e uma não vacinada.

A escolha do imóvel

A Casa Vital Brazil foi escolhida propositalmente para abrigar o museu. O imóvel, construído por volta de 1880, teve um papel importante como sede da Fazenda Butantan e como residência do renomado médico e pesquisador Vital Brazil Mineiro da Campanha, primeiro diretor do Instituto Serumterápico do Estado de São Paulo – atualmente conhecido como Instituto Butantan.

Segundo Celso, a casa é “um exemplar remanescente de arquitetura” e possui grande significado histórico. No passado, o imóvel abrigou o laboratório onde Vital Brazil produzia o soro antipestoso para combater a peste bubônica. Além disso, ela também foi o local de desenvolvimento e produção da Coronavac, a primeira vacina nacional utilizada no Brasil para combater a pandemia da Covid-19.

Por trás do Museu

A Casa Vital Brazil, com seus 550 m² e cercada por uma área verde de aproximadamente 725 mil m², passou por modificações para a criação de novos espaços. Apesar da modernização interna, a construção ainda conserva detalhes originais na sua parte externa, por escolha de Celso e Erick.

A criação do Museu da Vacina é parte de um processo de reestruturação das edificações históricas do Instituto Butantan, que enfrentou a perda significativa de seu acervo em um incêndio ocorrido em 2010. De acordo com Erick, a distinção entre o antigo e o novo é evidenciada por meio do uso de materiais distintos, sistemas construtivos inovadores, bem como cores e texturas diferenciadas.

O Museu da Vacina fica localizado na Avenida Vital Brazil e funciona de terça a domingo, das 9h às 16h45. Para mais informações, basta acessar o site do Instituto Butantan.

Imagem: Divulgação/Parque da Ciência