Saiba qual é a importância de ter um segundo plano para sua carreira profissional
Com as tantas inovações e rupturas tecnológicas, uma das grandes perguntas é como isso pode atrapalhar sua carreira. Nesse sentido, as tecnologias estão tornando algumas funções irrelevantes e até trabalhadores das indústrias, por exemplo, poderão sofrer as consequências dessas transformações.
“As empresas passam por diferentes ciclos, condições de mercado, economias. Ou então uma nova pessoa chega no topo e quer mudar tudo”, explica Richard Walker, CEO da York Solutions. Portanto, para evitar ser pego de surpresa no futuro, pode ser importante que você tenha um plano B para sua carreira.
Cinco dicas para ter segurança sobre seu futuro profissional
Um plano B proativo é, enquanto estiver trabalhando, já ir construindo uma rede forte de contatos, que no futuro poderá ser útil para encontrar um novo emprego. Nesse sentido, não espere pelo momento do desespero, porque se essa rede estiver pronta já irá acelerar sua capacidade de conseguir um trabalho.
Uma outra recomendação para esse cenário é identificar aquilo que te motiva, logo você irá procurar um caminho que seja apaixonante e te deixe engajado. Pode ser que a empresa e seu sucesso sejam sua motivação, ou seu próprio ofício, ou ainda uma causa que promova mudanças e resolva uma injustiça.
Também é essencial já manter o seu currículo atualizado caso precise no futuro, o que não é feito pela maioria dos trabalhadores. Além disso, considere habilidades transferíveis, aquelas que poderão ser ligadas a uma outra área de atuação com o devido treinamento, e esteja preparado para mudar de setor.
Por fim, sempre se lembre de vislumbrar o seus próximos 10 anos independentemente de plano A ou B. Portanto, é fundamental que analise aquilo que você deseja para sua carreira profissional no futuro, o que fará com que tome a decisão correta e não crie um desvio que o leve para longe dessa vida que deseja.
Imagem: Reprodução/Freepik