Mercado de trabalho pode sofrer grande mudança no futuro
O surgimento de novas tecnologias, a adoção dos esquemas híbridos e de expedientes mais flexíveis por causa da pandemia, além do crescimento de atividades freelance, são apenas alguns fatores que têm alterado profundamente o mercado de trabalho. E uma grande mudança pode estar perto de acontecer.
Isso porque todas essas transformações recentes no mercado profissional estão exigindo reinvenções, principalmente no que diz respeito a repensar o foco nos cargos e começar a dar maior importância às habilidades pessoais. Um novo estudo já mostra essa possível tendência. Saiba mais sobre os resultados.
Habilidades poderão ter mais relevância do que cargos
Segundo um artigo publicado na revista acadêmica Academy of Management Perspective, “Person-Skill Fit: Why a New Form of Employee Fit Is Required”, essa maior importância dada às habilidades e o menor foco nos cargos e posições dentro da empresa já são relevantes para certos grupos de profissionais.
“A mentalidade de ‘vou encontrar o emprego certo para determinada pessoa’ torna-se menos relevante hoje, quando o que se está em busca são habilidades específicas necessárias para realizar projetos planejados dentro de um prazo”, explica Hila Chalutz Ben-Gal, da Afeka Academic College, em Tel Aviv.
Sendo assim, no lugar de analisar o currículo do possível colaborador, que apresenta uma ideia da sua formação e experiência, além de identificar se ele realmente está apto para o cargo, o empregador prefere avaliar o modelo de compatibilidade de habilidades pessoais, com foco nas suas competências.
Desse modo, a empresa define previamente quais habilidades serão necessárias para a realização de um determinado projeto ou uma tarefa específica. Com essas competências já determinadas, os líderes poderão buscar em um banco de talentos aqueles profissionais que as possuem para, enfim, contratá-los.
Por fim, a autora Hila conclui que “a compatibilidade de habilidades pessoais proporciona um modelo muito mais flexível para as organizações modernas se adaptarem à natureza mutável do trabalho. Ele ajuda as empresas na transição do conceito tradicional de combinar uma pessoa com um trabalho.”
Imagem: Reprodução/Freepik