Resenteeism: saiba o que é e como a tendência vem crescendo entre empresas
Conforme o mercado de trabalho se transforma, novos movimentos surgem entre os trabalhadores nas empresas.
Um deles é o quiet quitting, ou demissão silenciosa, em que o funcionário faz o mínimo necessário para manter o seu emprego. Agora, outra tendência começa a ganhar espaço: o resenteeism.
Saiba mais sobre esse movimento a seguir.
O que é resenteeism?
Com o cenário de demissões em massa, principalmente em empresas gigantes do setor tecnológico como Google e Microsoft, cresce o sentimento de insatisfação com o emprego, mas sem a perspectiva de trocá-lo ou de pedir demissão.
Essa sensação é chamada de resenteeism. Ela pode ser traduzida como ressentimento coorporativo e consiste em não gostar do emprego, mas mantê-lo por questões financeiras, já que a falta de oportunidades e o campo econômico não permitem uma mudança de ares.
O medo generalizado das demissões em massa em um cenário econômico incerto parecem ser a causa do resenteeism, além da situação difícil na perspectiva financeira e de custo de vida. Assim, manter o emprego é essencial, mesmo que o trabalhador não goste dele.
Mesmo que algumas economias não estejam em recessão, como os Estados Unidos, a sensação dos trabalhadores é essa. Nesse país, onde o sentimento de ressentimento só cresce, as pessoas mudaram sua relação com o trabalho, já que elas podem não encontrar outra oportunidade de trabalho se desistirem dos seus postos atuais.
O resenteeism faz com que a insatisfação com o trabalho seja mais aberta por parte do profissional. Isso seria o inverso do quiet quitting, em que se faz apenas o mínimo necessário no ambiente de trabalho. Ele tende a ser mais contagioso, já que, quanto mais insatisfeitos os trabalhadores estão, mais outros funcionários podem se identificar e se incomodar com as condições de trabalho oferecidas a eles.
Onde encontrar mais informações?
Para saber tudo sobre vagas de emprego e concursos abertos, além de dicas sobre profissões, empreendedorismo, direitos trabalhistas, processos seletivos e informações sobre previsão do tempo, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Getty Images