Bill Gates compartilha dicas sobre carreira que aprendeu ao longo da vida
Na última semana, na Universidade do Norte do Arizona (NAU), Bill Gates realizou o discurso de formatura para os graduados da Faculdade de Engenharia, Informática e Ciências Aplicadas e de Meio Ambiente e Ciências Naturais. Como filantropo e ativista, são áreas de estudo importantes para ele.
E, embora ele tenha contado no discurso que largou a faculdade, o bilionário fundador da Microsoft também compartilhou conselhos valiosos para a turma que se formou neste ano. Saiba o que Bill Gates, como ele mesmo afirmou, gostaria que lhe tivessem dito em sua formatura, caso tivesse decidido se formar.
Em formatura, Bill Gates conta 5 conselhos para jovens formandos
O primeiro conselho é que, mesmo que uma decisão tomada pareça definitiva, ela não é. Segundo Gates, se reinventar ou mudar de carreira pode ser um processo positivo para nossas vidas. “O que você faz amanhã – ou nos próximos dez anos – não precisa ser o que você vai fazer para sempre”, afirma.
Além disso, o bilionário lembra do valor do conhecimento e que tudo o que ele conquistou só foi possível porque procurou quem sabia mais do que ele. “Achei que sabia tudo quando saí da faculdade, mas percebi que o primeiro passo para aprender algo novo é se debruçar sobre o que você não sabe.”
Um terceiro conselho é trabalhar em algo que possa resolver um problema, ou seja, que transforme o mundo para melhor. Gates afirma que “novas empresas estão surgindo, o que permite que você ganhe a vida fazendo a diferença. E os avanços tornaram mais fácil do que nunca causar um grande impacto.”
Para Bill Gates, também não devemos subestimar o poder da amizade, pois elas possuem muito impacto em nossa vida profissional. “Eles são sua rede. Suas melhores fontes de apoio, informações e conselhos. A única coisa mais valiosa do que com o que vocês vão sair do palco hoje é com quem vocês entram no palco.”
Por fim, o filantropo e ativista afirma que tirar uma folga não significa que sejamos folgados. “Reserve um tempo para nutrir relacionamentos, para comemorar seus sucessos e para se recuperar de suas perdas. Faça uma pausa quando precisar. Pegue leve com as pessoas quando precisarem”, conclui o bilionário.
Imagem: Reprodução/Getty Images