Quer trocar de emprego mas o dinheiro não permite? Saiba o que fazer
Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), quase 7 milhões de profissionais pediram demissão no ano de 2022.
Muitos motivos levam os funcionários a tomar essa decisão. Seja pela insatisfação, infelicidade ou por quando a produtividade é posta à prova, a ponto de causar exaustão. Mas, para trocar de profissão, é preciso entender qual é a situação financeira antes de fazer uma mudança drástica.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Mudando de profissão
Antes de trocar de profissão, alguns pontos devem ser considerados, principalmente quando o emprego atual é a principal fonte de renda.
Um dos pontos é o padrão de vida. Como ele será afetado com a mudança? Estar disposto a se privar de de alguns desejos é importante durante esse processo.
Também é preciso analisar como os dependentes financeiros serão afetados com essa situação e o quanto o profissional é dependente da empresa em que trabalha para lidar com os custos do dia a dia.
Trocar de emprego pode trazer insegurança e ansiedade devido à incerteza financeira. Por isso, esses pontos devem ser analisados com calma para não tomar decisões precipitadas e que prejudiquem todos em volta.
Depois de todo esse processo, elenque os custos pessoais e os da família. Com os custos de vida mapeados, é possível ter uma noção da reserva necessária para mudar de carreira.
O tempo dessa reserva varia, já que, dependendo da profissão, encontrar uma vaga pode levar mais ou menos tempo. Trabalhe com a estimativa de 6 meses para a recolocação no mercado de trabalho. Dessa maneira, a fórmula matemática seria:
custo de vida x tempo para recolocação = sua reserva.
Em qualquer período de mudança, é preciso ter clareza dos próximos passos. Mudar de profissão é um processo difícil, mas com organização, principalmente do setor financeiro, ele pode ser menos angustiante.
Onde encontrar mais dicas?
Para saber tudo sobre profissões, assim como vagas de emprego e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Freepik