Teste psicométrico: saiba o que é e como usar
O teste psicométrico é utilizado pelos empregadores com o intuito de identificar quais os melhores candidatos para ocupar uma determinada vaga de emprego. Pode ajudar a encontrar as habilidades que precisam ser desenvolvidas e também oferecer insights sobre o funcionamento do dia a dia da empresa.
Segundo um estudo da pesquisadora Mattie Hornsby, a Ford é uma empresa que faz uso desse tipo de teste em seus processos seletivos, desde 1950. Isso apenas comprova o quanto o teste psicométrico é muito útil no mercado de trabalho. Descubra mais sobre ele e como é o seu funcionamento.
Muitas empresas adotam esse modelo de teste em seus processos
Essa ferramenta, tão utilizada por empresas em todo o mundo há muito tempo, é uma forma de avaliar habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais de um candidato a uma vaga de emprego. Servindo-se de teorias da psicologia, mede uma ampla variedade de traços de personalidade e habilidades.
Os testes psicométricos foram elaborados para avaliar, de maneira objetiva e padronizada, as características psicológicas das pessoas, possibilitando comparações e análises sistemáticas. Geralmente, são realizados por meio de questionários ou testes para medir diferentes traços e habilidades.
São projetados por profissionais da psicologia e são confiáveis e válidos, medindo com precisão aquilo que pretendem examinar. Os testes podem ser feitos em formato de papel e lápis ou digitalmente, individualmente ou em grupo e também podem variar quanto à duração e à complexidade.
Os principais tipos são os testes de personalidade, que examinam traços emocionais e comportamentais, interesses e valores, e os testes de habilidades cognitivas, que avaliam inteligência geral, raciocínio lógico, habilidades verbais e matemática. Aptidão, comportamento e emocional são alguns outros formatos.
Uma das principais vantagens do teste para o mercado de trabalho é que ele permite a identificação de habilidades, competências e características que não são observadas com facilidade durante uma entrevista de emprego comum. Portanto, o teste acaba traçando um perfil mais apurado dos candidatos.
Imagem: Reprodução/Freepik