Disponibilidade para aprender pode ser um diferencial para sua carreira
Já não estamos mais no tempo em que uma formação profissional era o suficiente para alcançar uma posição dentro do mercado de trabalho. Atualmente, os processos de recrutamento e seleção são cada vez mais rigorosos e cheio de critérios no momento de definir quem é a pessoa certa para um cargo.
Hoje, fica evidente que precisamos urgentemente nos adaptar às mudanças que o mundo profissional tem passado nos últimos tempos, do computador dos anos 90 ao trabalho remoto e híbrido. Nesse sentido, aqui estão três dicas para ter disposição para aprender e não ficar para trás no mercado.
Confira algumas dicas para nunca perder a disposição para aprender
A primeira recomendação é não se contentar com apenas uma competência técnica, ou seja, aquela validada pelo seu diploma e que possibilita sua atuação profissional. O mundo está se desenvolvendo de forma veloz e é fundamental aprender novas competências para seguir competitivo no mercado.
A segunda dica é procurar desenvolver novos conhecimentos que possam agregar algum valor à sua profissão. Desse modo, você consegue encontrar mais oportunidades de emprego no mercado e ainda sai na frente de muitos de seus concorrentes, já que detém todo um conhecimento além do esperado.
Por fim, é recomendável investir no seu autoconhecimento e no desenvolvimento de habilidades que, de alguma forma, possam contribuir no seu crescimento profissional. Vale ressaltar que as empresas modernas estão cada vez mais em busca de profissionais que conhecem além da técnica.
Portanto, é muito natural que busquemos um novo posicionamento dentro do mercado de trabalho ou até na empresa em que trabalhamos. Para que isso possa acontecer, você deverá mostrar que tem um interesse contínuo em melhorar suas habilidades por iniciativa própria, o que agrada muitas companhias.
E lembre-se que não há oportunidades de evolução profissional para aqueles que não estão se movimentando de maneira alinhada à sua área de atuação. Assim, não se esqueça de gerir muito bem o seu tempo disponível e de investir em cursos que lhe oferecerão novas capacidades para a sua carreira.
Imagem: Reprodução / Freepik