Como garantir um ambiente de trabalho inclusivo para mães?
Neste mês das mães, muitas reflexões precisam ser feitas sobre a maternidade no ambiente de trabalho e como deixá-lo mais inclusivo.
Perguntas sobre como as mulheres estão inseridas nas políticas internas das empresas precisam ser respondidas para tornar o ambiente de trabalho mais justo para todos.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Maternidade nas empresas
Um estudo divulgado pelo portal Vagas mostrou que 70% das mulheres foram questionadas se eram mães ou se queriam ser durante o processo seletivo para alguma contratação. O temor das mulheres quanto à volta ao mercado de trabalho é ser desqualificada apenas por essa questão.
Isso faz com que os questionamentos sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho cresçam, especialmente durante o mês das mães.
Thiago Américo é gerente de operações da consultoria de benefícios em RH Bematize e dá dicas para melhorar a participação das mães nas empresas.
Primeiro, é preciso que lideranças sejam treinadas para lidar com elas da melhor maneira possível. “É preciso envolver a liderança no acolhimento, desenvolvimento e crescimento dessas mães e nas decisões justas de carreira do seu time”, disse Américo ao portal iG.
Outro ponto é dar autonomia para que o empregado escolha o benefício de acordo com seu momento de vida. Américo conta que 38,57% entre os mais de 14 mil entrevistados escolheram o auxílio-creche como benefício.
O apoio psicológico que as empresas podem oferecer às mães também é fundamental para o acolhimento delas. “Oferecer apoio emocional durante essa fase é uma forma de acolher essas profissionais e ajudá-las a superar limites nesse período tão desafiador”, afirmou Thiago Américo.
Assim, é importante que tanto as empresas quanto as mães se comuniquem para garantir um espaço mais inclusivo e o crescimento mútuo entre as duas partes.
Onde encontrar mais informações?
Para saber tudo sobre mercado de trabalho, assim como vagas de emprego e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Freepik