A importância de negociar um salário justo desde o início da carreira
Um estudo recente mostra que mais da metade do americanos que pediram um salário maior receberam um valor maior do que a oferta inicial. O que a pesquisa indica é que negociar uma remuneração mais justa já no começo de sua carreira pode ser importante. No entanto, o resultado é pior para as mulheres.
Segundo a pesquisa, 28% dos americanos que pediram um valor maior conseguiram o salário solicitado. Já entre as mulheres, 38% afirmam que pediram uma remuneração inicial maior, mas não tiveram seu pedido aceito pela empresa. Saiba mais sobre o que o estudo aponta em relação a essa negociação.
Depois de pedir mais, a maioria recebe um salário melhor
A pesquisa da Pew Research Center indica que 66% dos americanos entrevistados recebem uma remuneração inicial maior depois de fazerem essa negociação com a empresa contratante. Entre os candidatos, 28% receberam exatamente o mesmo valor que tinham sugerido ao entrevistador.
Já outros 38% dos entrevistados desse levantamento afirmam que receberam um salário maior do que a oferta inicial, mas menor do que sugeriram. Kim Parker, diretora de pesquisa de tendências sociais do Pew Research Center, aponta que o resultado do estudo “parece mais do que a gente espera.”
Apesar disso, há diferenças de gênero nessa negociação. A pesquisa conclui que 33% dos homens não estão confortáveis para pedir um salário inicial maior, enquanto esse número salta para 42% no caso das mulheres. Também 38% desse grupo apontam que têm suas ofertas de remuneração maior negadas.
Nesse sentido, o que o estudo comprova não é que as mulheres pedem por salários iniciais mais altos com menos frequência que os homens, mas sim que elas estão cercadas de obstáculos nessa negociação e ficam mais preocupadas em como serão vistas pelas empresas a partir dela.
Apesar disso, enquanto 38% das mulheres ficaram com a oferta inicial, esse número é de 31% para os homens. Essa diferença relativamente menor pode ser um sinal do impacto que a equidade salarial tem causado. “Eu me pergunto se a falta de uma grande lacuna de gênero significa que estamos começando a ver efeitos”, afirma Parker.
Imagem: Reprodução/Getty Images