Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Como controlar melhor o seu dinheiro? Veja dicas de especialista

Quando o assunto é dinheiro, aprender a controlar as finanças e adquirir bons hábitos é a melhor maneira de alcançar equilíbrio e segurança. Apesar disso, organizar o dinheiro e administrar as finanças ainda é um desafio enorme para os brasileiros.

Segundo os dados mais recentes do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, do Serasa, são mais de 70 milhões de cidadãos com o nome restrito no cartório. Portanto, montar uma rotina financeira acaba por facilitar a administração do seu dinheiro.

Conheça algumas dicas para controlar melhor o seu capital.

Veja dicas para administrar o seu dinheiro da melhor forma

“Planejamento financeiro é importante para calcular o que se pode gastar. Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência ou programar despesas, é fundamental para evitar dívidas” é o que explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal.

Portanto, ter consciência dos caminhos que o seu dinheiro percorre é imprescindível para sua segurança financeira e sua qualidade de vida. Com isso, você consegue evitar endividamentos e situações que deixem o seu nome sujo. A especialista dá algumas dicas para isso.

A primeira sugestão é anotar os seus gastos em um aplicativo de finanças ou em uma planilha. “A partir dessas anotações, você consegue analisar onde e como o dinheiro está sendo gasto, se existe desperdício e como contornar isso”, explica Thaíne Clemente.

Além disso, avaliar o uso do cartão de crédito também pode ser inteligente, porque, quando usado sem consciência, pode ser um problema. “Ao usá-lo, é necessário avaliar se vale a pena fazer isso com frequência, já que parcelas podem se acumular com facilidade e fugir do controle”, aponta.

Por fim, estudar sobre educação financeira também pode ajudar na melhor administração do seu capital. “Manter-se atualizado sobre quais as melhores práticas sobre organização financeira, como poupar dinheiro, qual a melhor forma de utilizar o cartão de crédito, são atitudes que fazem diferença”, afirma.

Imagem: Reprodução/Freepik