Estados do Sudeste são os que mais contratam funcionários remotos
Um levantamento feito por uma startup de recursos humanos indica que as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais registraram a maior quantidade de trabalhadores em home office em todo o país, respectivamente. Em relação a 2021, também houve um crescimento considerável nesse número.
Apesar desse aumento, isso não é observado no mercado de trabalho como um todo. A startup divulga relatórios semestrais para entender o cenário de contratações e suas tendências e que, recentemente, evidenciaram um gradual retorno aos escritórios nos empregos tradicionais.
Saiba mais sobre os dados e as tendências do mercado de trabalho.
Região Sudeste é a que mais contrata trabalhadores para home office
De acordo com uma pesquisa da Deel, startup de recursos humanos, os estados da região Sudeste apresentam o maior número de funcionários trabalhando remotamente. Em relação a 2021, houve também um aumento da quantidade nesses estados.
São Paulo é o estado com a presença mais intensa do home office, que cresceu 39% no ano passado. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com uma alta de 9%, número bem menos expressivo. E, por fim, Minas Gerais, com elevação de 8%.
O que se tem observado é que as contratações do trabalho remoto continuam crescendo mesmo com um retorno aos escritórios em algumas corporações tradicionais. Cristiano Soares, Country Manager da Deel no Brasil, afirma que os dados indicam que esse modelo não será substituído facilmente.
“O remoto veio para ficar. Os trabalhadores perceberam que podem economizar o tempo dos deslocamentos e passar mais horas com a família e amigos sem perder a produtividade e qualidade no trabalho”, aponta.
Soares explica que o modelo acaba por agradar ambas as partes, tanto a companhia quanto seus funcionários. “Nós acreditamos que o modelo favorece o bem-estar dos colaboradores, além de permitir que as empresas contratem talentos de todos os lugares do mundo sem burocracia”, conclui.
Imagem: Reprodução / Agência Brasil