Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

B2B: Entenda o que é e como funciona

Nem todo mundo sabe o que é o modelo de negócios B2B. Entretanto, quem se interessa pelo empreendedorismo precisa entender seu conceito, visando uma melhor perspectiva do mercado e uma estruturação de um plano de negócios. E claro, para saber qual a melhor maneira de construir estratégias.

O modelo Business to Business e os seus conceitos têm se tornado muito populares. Além disso, eles estão sendo cada vez mais aprimorados e desenvolvidos com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços e estratégias. Saiba mais sobre o modelo B2B e conheça seus detalhes e vantagens.

Entenda o que é o B2B e como esse modelo funciona

O B2B é o modelo de negócios Business to Business, ou, em português, Empresa para Empresa, em que o cliente final é sempre uma outra empresa. Este tipo de negócio é o oposto do modelo mais conhecido pelos consumidores, que é o B2C ou Business to Consumer, quando o cliente é uma pessoa física.

O modelo tem um rápido crescimento, porque o mercado está mais evoluído no intuito de encontrar soluções diversas para que as empresas possam aumentar suas vendas. Stone Pagamentos, Amazon, Ambev e Gupy são alguns exemplos de empresas que funcionam com esse modelo de negócio.

Os exemplos evidenciam muito bem como é ampla a variedade de produtos que podem ser vendidos dessa forma. Alguns deles tendem a ser mais específicos, como é o caso do fornecimento de bebidas, mas outros impactam diferentes setores de uma empresa, como as finanças e o marketing.

O modelo B2B é sólido para empreender e possui uma série de vantagens. Entre elas estão o maior volume de produtos e, com isso, a maior rentabilidade, a previsibilidade da receita, a relação de longo prazo com o cliente, os preços dos produtos com valores superiores e a maior chance de upsell.

Comparando os modelos B2B e B2C, o Business to Business tem um ciclo de vida mais longo (tende a demorar mais para que as partes cheguem em um acordo), muitas pessoas envolvidas no negócio, um volume de vendas e uma recorrência maiores.

Imagem: Reprodução / Getty Images