Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Golpes de falso emprego: saiba como se prevenir

Com altas taxas de desemprego, a busca por uma oportunidade é intensa por todo o país. Mas o Linkedln está fazendo testes para melhorar a segurança, visando proteger seus usuários de golpes e fraudes cada vez mais sofisticados.

Geralmente, os fraudadores assumem a identidade de pessoas e empresas ou criam identidades falsas com o objetivo de conseguir dados pessoais ou dinheiro. A rede social também está lançando um guia para alertar os profissionais sobre esses tipos de golpes e fraudes.

Saiba mais sobre os golpes de falso emprego e quais as dicas para evitá-los.

Entenda como se prevenir das fraudes do emprego falso

Segundo o LinkedIn, rede social voltada para profissionais, os golpes de vagas falsas envolvem pessoas que se dizem recrutadores e que oferecem postos de trabalho com salários altos e pouco tempo de trabalho. Entre as ofertas estão trabalho em casa, assistência pessoal e atuação como clientes misteriosos.

Ainda de acordo com a empresa, os golpistas utilizam a identidade de pessoas ou empresas legítimas para enganar o profissional e conseguir seus dados ou dinheiro. Além disso, é comum que as mensagens apresentem certas características possíveis de serem identificadas.

Dentre essas características, as mensagens podem apresentar ofertas que parecem muito boas para serem verdadeiras e erros de ortografia ou gramática. Os fraudadores também podem enviar mensagens pedindo informações pessoais ou dados financeiros do profissional.

Nesse sentido, o LinkedIn está lançando um guia com dicas para evitar cair nesse tipo de golpe e fraude. Uma das principais recomendações é não fornecer pagamentos ou dados de conta, porque as empresas contratantes não exigem nenhuma transferência de dinheiro durante o processo.

Também é recomendado desconfiar de salários altos ou do valor de pagamentos adiantados ou bônus em destaque na contratação. Perfis incompletos ou com pouca informação também devem ser analisados com atenção durante o processo de contratação para evitar problemas maiores.

Imagem: Reprodução/Getty Images