Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Tome cuidado! Estes são os erros de português que mais reprovam em entrevista de emprego

Dominar a língua portuguesa é um dos fundamentos exigidos para causar boas impressões durante uma entrevista de emprego. Portanto, é de extrema importância conhecer os erros gramaticais mais comuns com o objetivo de, justamente, evitá-los para não atrapalhar o seu sucesso.

Saiba quais são os cinco erros de português que mais reprovam.

Erros gramaticais que mais reprovam em entrevistas

Um dos erros mais comuns é a falta de concordância entre o substantivo e o adjetivo e entre o sujeito e o verbo. Isso é chamado de concordância nominal e verbal e contribui para uma melhor comunicação. Logo, sempre concorde as palavras em número e gênero para não atrapalhar a clareza e a fluidez.

Outro erro frequente é o uso da crase, que é a união da preposição “a” com o artigo “a”. A principal dificuldade é saber em quais locuções e expressões fixas a crase precisa ser utilizada. Para não ficar em dúvida, a recomendação é revisar ao máximo as regras de uso da crase e evitar problemas.

A regência é a relação de um substantivo ou verbo com os seus complementos. Geralmente, há confusão em relação a qual preposição deve ser usada e em quais situações. Estudar as regras de regência pode ser muito eficiente para evitar incoerências e ambiguidades no discurso.

Um outro equívoco muito praticado é o uso exagerado do gerúndio. Essa é uma forma verbal correta, mas seu excesso pode provocar prolixidade. Assim, procure sempre que possível substituir o gerúndio por outras construções verbais para tornar a comunicação mais objetiva e direta.

Por fim, uma confusão muito frequente é o uso de “mais” e “mas”, só que esse é um erro fácil de ser corrigido. É fundamental lembrar que o “mas” é uma conjunção adversativa (sentido de oposição) e pode ser substituído por “contudo” ou “todavia”, enquanto o “mais” indica intensidade ou quantidade.

Imagem: Reprodução/Shutterstock