Governo de SP e Waze lançam iniciativa para prevenir alagamentos
Em uma parceria entre o Governo de SP e o aplicativo de trânsito Waze, o projeto é de alertar os motoristas sobre pontos de alagamento na cidade. A ferramenta entrou em operação na última terça-feira (28).
Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, a iniciativa é para “aumentar o número de pessoas que serão informadas sobre a situação de risco iminente, ajudando na prevenção e na redução de danos causados pelos desastres.”
Como funcionará a ferramenta do Waze?
O aplicativo vai alertar os motoristas que tentarem atravessar por áreas alagadas, para que eles possam decidir se continuarão no trajeto ou mudarão a rota. O Centro de Gestão de Emergências da Defesa Civil será o responsável por abastecer os dados na plataforma, inclusive sobre incidência de chuvas.
O Waze também dá informações sobre casos de emergência, situações de chuvas e rotas afetadas em tempo real.
Mais sobre a parceria com o Waze
A parceria entrou em vigor ontem, terça-feira, e vai ajudar a minimizar os impactos das enchentes, evitando maiores desastres para os moradores de São Paulo.
Além disso, a Defesa Civil de São Paulo também envia alertas sobre as mudanças e eventos climátios por SMS ou nas redes sociais. Para recebê-los, basta enviar o CEP da residência para o número 40199 e, assim, ativar a ferramenta.
Com as fortes chuvas em todo o estado de São Paulo, muitos pontos de enchentes e alagamentos vêm sendo percebidos e, com isso, os transtornos para os motoristas também.
Depois da última tragédia com fortes chuvas, no Litoral Norte de São Paulo, o governo já vem tomando providências para obras e, com essa nova parceria com o Waze, de conscientizar as pessoas dos perigos das enchentes.