Jovem aprendiz e estagiário: entenda quais são as diferenças
Se você está buscando oportunidades e não sabe se jovem aprendiz ou estagiário é a escolha certa para você, vamos te contar quais são as diferenças e onde você pode se enquadrar!
Ambas as vagas são para as fases iniciantes da vida de um jovem, que quer ingressas no mercado de trabalho sem nenhuma experiência, sendo ótimas fontes para você conseguir começar a sua carreira.
Então, se você tem dúvidas, vamos lá!
Qual a diferença entre jovem aprendiz e estagiário?
Ainda que parecidos, as vagas de jovem aprendiz e estagiário são diferentes! Para você ser jovem aprendiz, você precisa cumprir 2 requisitos:
- Ter entre 14 e 24 anos;
- Estar cursando ou concluir o Ensino Médio.
Programas de capacitação também são ótimos para conseguir uma vaga como Jovem Aprendiz, como por exemplo no Senai, Sesi, Sebrae e outros…
Já para você conseguir uma vaga como estagiário, você precisa ter mais que 16 anos e ser matriculado em um curso de Ensino Superior ou Educação Profissional.
Na prática, qual é mesmo a diferença entre Jovem Aprendiz e Estagiário?
O Jovem Aprendiz, na prática, é um funcionário da empresa e tem funções a serem executadas. Já o Estagiário é uma atividade educacional, para colocar em prática a teoria aprendida durante o curso – e deve, sempre, ser supervisionado por um superior.
Além disso, como o Jovem Aprendiz é um funcionário, ele trabalha de acordo com a CLT – tendo direito a salário e benefícios (Vale-transporte, vale-alimentação…), enquanto o Estagiário pode ou não ter uma bolsa auxílio e benefícios, tudo vai depender da empresa.
Mas, tanto o jovem aprendiz quanto o estagiário precisam estar matriculados em uma instituição de ensino, e podem perder as suas vagas caso o desempenho escolar seja prejudicado. Por isso é importante aprender a conciliar o trabalho com os estudos, certo?
Agora você já aprendeu as maiores diferenças entre jovem aprendiz e estagiário! Qual das opções se encaixa na sua realidade? Nos conte aqui nos comentários!