Onça é vista em Pirajuí-SP, passeando com filhotes dentro da cidade
Na última semana, precisamente na terça-feira (21), uma onça-parda com filhotes foi avistada na cidade de Pirajuí-SP. Ela mobilizou um trabalho em equipe de resgate na cidade, mas não capturaram os animais.
Em resumo, a Polícia Ambiental de São Paulo e veterinários do Zoológico de Bauru foram até Pirajuí na última terça-feira para realizar o resgate da onça e seus filhotes. Uma moradora da cidade acionou o corpo de Bombeiros, informando que sua tia havia visto os animais perto de sua casa.
A corporação, então, acionou a Polícia Civil, e emitiu um alerta para a população em forma de comunicado: “Solicitamos que os moradores de Pirajuí que evitem transitar a pé nas imediações do SAAE [Serviço Autônomo de Água e Esgoto].
A onça já havia sido gravada em um posto de gasolina da cidade, e um funcionário confirmou o registro ao UOL. O dono do estabelecimento avisou os outros trabalhadores sobre a onça.
Mais sobre onça vista em Pirajuí
A Polícia Ambiental decidiu não capturar os animais, afinal, a onça e seus filhotes vivem em seu habitat natural, às margens do Rio Douradinho, e não houve nenhum registro de invasão em residências pelos animais.
Por isso, por não oferecem riscos à população, a equipe de resgate não capturou os animais, por entenderem que isso iria invadir o espaço dela – afinal, ela anda pelo rio, sobe, desce e, de vez em quando, aparece. Eles acham, inclusive, que ela já vive por lá há muito tempo, mas foi vista pela primeira vez nas últimas semanas.
A equipe avalia que não há risco para mantê-la solta na natureza – afinal, acreditam que ela seja a mesma que havia sido vista anteriormente, no posto de gasolina de Pirajuí.
Imagem: Reprodução / JCNET/CNN