INSS pode ter 1 mil vagas em 2023
Melhorias na Previdência Social estão sendo consideradas pelo próximo governo federal. De acordo com informações repassadas pela equipe de transição ao jornal O Globo, no próximo ano será aberto um novo concurso com 1.000 vagas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No dia 7 de dezembro, a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) enviou um documento com propostas ao novo governo. A organização pede a contratação de mais servidores, o reajuste do vencimento básico e a gratificação de produtividade.
A equipe de transição respondeu que vai anexar a solicitação ao documento oficial.
O que cai no concurso do INSS
O último edital do INSS foi publicado em setembro de 2022. As provas foram aplicadas no dia 27 de novembro. O concurso, que teve 1 mil vagas e remuneração de até R$ 5.905,79, contou com os seguintes conteúdos:
- Língua Portuguesa;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico-matemático;
- Conhecimentos específicos sobre Previdência Social no Brasil.
Técnico do seguro social x Analista do seguro social
Existem dois cargos no INSS: Técnico do seguro social e Analista do seguro social. A principal diferença é que os técnicos precisam ter apenas o Ensino Médio completo, enquanto os analistas devem ser graduados em um curso superior.
Em relação às atividades exercidas, o técnico do INSS é a pessoa que ajuda diretamente os beneficiários. Além disso, o profissional faz a revisão e avaliação dos benefícios da previdência.
Já o analista do seguro social é responsável por atividades de caráter administrativo, realizando planejamentos e estratégias para a instituição.
3 Dicas para se preparar para a prova
Que tal garantir uma dessas vagas que serão abertas? Listamos, abaixo , algumas atitudes que vão te ajudar a passar no concursos do INSS.
- Comece a estudar o quanto antes
Algumas pessoas deixam para estudar após a divulgação do edital. Isso é um erro, pois o tempo entre a abertura das vagas e a prova costuma ser curto.
Sabendo que o concurso do INSS 2023 já está previsto, comece a estudar hoje mesmo.
- Faça provas anteriores
É muito fácil achar provas antigas do INSS na internet. Use-as para treinar o seu conhecimento e comparar a evolução do seu desempenho.
- Tenha horários de estudo
O professor de Direito do Granconcursos Wellington Antunes, escreveu um artigo sobre quantas horas por dia devemos estudar. Ele diz que não importa se o concurseiro vai estudar 2 ou 10 horas diárias, mas que tenha o melhor rendimento possível.
Separe, então, o momento do dia em que você tenha menos interrupções e estresse e sempre estude nesse horário.
E se o problema for a falta de força de vontade, comece pelas nossas dicas de como ter motivação para estudar.